domingo, 20 de maio de 2012

Vale do Loire: Blois e seu castelo

Das 3 cidades que conheci da região do Loire, a que mais gostei foi Blois. Achei uma cidade bonita, bem cuidada e super agradável de passear por ela. Em poucas horas dá pra fazer um passeio por suas ruas, sem esquecer, é claro, de caminhar pelas margens do Loire.














Além de passear pelas ruas, uma visita à igreja de St-Nicolas e à Catedral de St-Louis. As crianças devem gostar da Casa da Magia, que fica ao lado do castelo.

Igreja de St-Nicolas

Catedral de St-Louis

Maison de la Magie

A cidade é bem florida. Seja na escadaria Denis Papin, no jardim que fica atrás do castelo, que é muito bonito e bem cuidado, ou no jardim ao lado do castelo, de onde dá pra ver as torres da igreja St-Nicolas.

escadaria Denis Papin

jardim atrás do castelo


jardim atrás do castelo


jardim atrás do castelo

jardim ao lado do castelo



jardim ao lado do castelo
jardim ao lado do castelo
Apesar de não ser o castelo mais bonito, nem mais grandioso da região, o castelo de Blois é recheado de acontecimentos e personagens importantes da história da França. Foi assistindo o espetáculo de som e luz, que acontece todas as noites, de abril a setembro, que conhecemos um pouquinho da história do lugar. Tudo bem que a narração é em francês (às quartas-feiras é em inglês) e não dá pra acompanhar a história o tempo todo. Mas o mais legal é a magia da coisa. É ver as luzes, as imagens, ouvir os sons e imaginar que tudo aquilo aconteceu naquele espaço. Que a história aconteceu ali dentro. Dá quase pra achar que de repente algum rei vai passar ali no meio do pátio.



Do lado de fora, já dá pra perceber que este é um castelo diferente. Sua frente, que aparenta ter duas construções distintas, não deixa dúvidas, o castelo não foi todo construído de uma só vez. 




castelo de Blois visto de trás

Na verdade não é só um castelo, mas um conjunto de 4 castelos, construídos em épocas diferentes. O primeiro deles começou a ser construído no século IX, pelo conde de Blois. Dele só resta uma parte, a que pode ser vista na frente do castelo, à direita. Em 1397, o castelo foi comprado pela família real e o rei Luís XII construiu a outra ala que pode ser vista de frente e que leva seu nome. O rei Francisco I (rei de 1515-1547), o mesmo que começou a construção de Chambord, construiu mais uma ala e a escadaria (é essa ala que pode ser vista da parte de trás). A última ala foi construída por Gaston d'Orléans, irmão do rei Luís XIII, no século XVII. Todas as alas têm arquitetura típica da época em que foram construídas.

a pequena parte que sobrou do primeiro castelo

a ala de Luís XII

a ala de Francisco I

a ala de Gaston d'Orléans

Foi deste castelo que Joana d'Arc partiu, em 22 de abril de 1429, para lutar na Guerra dos Cem Dias. Aqui Luís XII recebeu o arquiduque da Áustria e seus 600 cavaleiros na tentativa de casar sua filha com ele (no fim das contas ela acabou casando com o primo dele mesmo, o futuro Francisco I). Foram realizados concursos de poesia, foram recebidos artistas como Leonardo da Vinci e o escritor Maquiavel. Foi aqui que, em 1588 (época conturbada da França, cheia de conflitos entre católicos e protestantes), o Duque de Guise foi morto a mando do rei Henrique III (neto de Francisco I e filho de Catarina de Médici) no próprio quarto do rei em uma emboscada armada por 45 guardas reais.















Nenhum comentário:

Postar um comentário