quinta-feira, 17 de maio de 2012

Castelos do Vale do Loire: Chambord


São 156 metros de comprimento, 56 metros de altura, 77 escadas, 282 chaminés e 426 divisões. O maior castelo do vale do Loire começou a ser construído por Francisco I (1494-1547) em 1519 e foi idealizado como um castelo de caça, paixão de seu criador, que, em 32 anos de reinado, viveu no castelo por apenas 72 dias. Quando morreu, em 1547, boa parte ainda não estava pronta. Foi seu filho, Henrique II, e Luís XIV que deram a Chambord o aspecto atual. No teto, o F de Francisco e a salamandra, seu símbolo.



Francisco I

cama de Francisco I


Luís XIV (1638-1715) viveu em Chambord 9 vezes, de 1660-1685. Os aposentos da rainha, situados na torre adjacente aos do rei, foram ocupados pelas duas esposas sucessivas de Luís XIV, Marie-Thérèse de Áustria e Madame Maintenon.

Luís XIV

aposentos da rainha
No século XVIII foi que ocorreu a maior ocupação de Chambord, por Stanilas Leszczynski (rei da Polônia no exílio - sogro de Luís XV) e pelo Marechal de Saxe.

aposentos do século XVIII

aposentos do século XVIII

decoração da época do Marechal de Saxe

decoração da época de Marechal de Saxe
O Duque de Bordeaux, Conde de Chambord (1820-1883), neto de Carlos X recebe o castelo em 1821, mas só passa 3 dias nele.

nascimento do Duque de Bordeaux

cama do Duque de Bordeaux



Duque de Bordeaux

uniforme do Duque de Bordeaux

morte de Carlos X

condessa de Chambord

louças do Duque de Bordeaux

No segundo andar do castelo, uma coleção mostra a paixão pela caça dos habitantes de Chambord.




A escadaria do castelo, supostamente criada por Leonardo da Vinci, é feita de modo que duas pessoas podem subir ou descer sem se encontrar. Claro que eu e meu marido fizemos o teste... e não é que deu certo!




Nos terraços do castelo, uma bela vista da floresta e também das torres.






Na sala das carruagens, dá quase pra pensar que se é a Cinderela (só ali mesmo, depois é a gata borralheira de novo!).





Se do lado de dentro o castelo conta a história de suas rápidas ocupações, é do lado de fora que está todo o seu encanto. Um castelo enorme, lindo, cercado por uma floresta gigantesca. Tudo em Chambord tem grandes proporções.

Chambord visto do avião - cartão postal










O castelo fica isolado, mas oferece restaurantes, lanchonete, lojas de lembrancinhas e até uma feirinha de produtos regionais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário