domingo, 13 de maio de 2012

Culinária dos alpes franceses

Em geral, quando viajo, acabo sempre ficando no sanduíche no almoço e comprinhas no supermercado no fim do dia, como medida de economia (não dá pra querer tudo ne!). Mas dessa vez foi impossível resistir a tantos pratos que têm como base o queijo! Isso mesmo, a culinária da região da Savoie (essa região dos alpes) é carregada de queijo!


As duas cidades que visitei (Chamonix e Annecy) são cheias de restaurantes charmosos. Todos eles oferecendo as especialidades da região. As fotos são apenas de Chamonix, porque em Annecy eu estava com tanta fome que nem deu tempo de tirar fotos antes!








Em Chamonix escolhemos o restaurante Le Monchu. Muito simpático, comida boa e preços razoáveis.




Comemos fondue e vinho branco da região. O fondue pode ser servido apenas com pão ou na forma completa, com batatas e charcuterie (salames, presunto cru e afins). Os preços nos restaurantes variam entre 15-23 euros (o mais simples) e 20-30 euros (o completo). Preços por pessoa.




Se você estiver na economia total e quiser provar o fondue, compre no supermercado e faça na cozinha do seu hotel (caso você tenha essa opção). Eu já comprei o de supermercado e também é bem gostoso!




Outra opção para provar os produtos da região são as lojas de especialidades típicas. O queijo típico da região é o reblochon, pra ser usado, principalmente, na tartiflette (outro prato típico). O vinho, apesar de não ser muito famoso, é bem gostoso (pelo menos o que tomamos no restaurante). O que nós compramos foram duas cervejas da região, uma delas de azaleia e violetas!






Em Annecy comemos outra comida típica da região, a raclette. No restaurante vem esse pedação de queijo no meio dessas resistências, que vão fazendo com que ele derreta devagar. Você regula posição das resistências e, portanto, se ele vai derreter mais lentamente ou não. Então pega com a pazinha e coloca por cima da salada, batata e charcuterie que acompanham o prato. Preço: entre 23-30 euros por pessoa.


Uma dica de economia. Se você for visitar as duas cidades, faça o inverso do que fizemos: coma o fondue em Annecy e a raclette em Chamonix. Isso porque em Annecy o fondue é um pouco mais barato (uns 12 euros por pessoa) e o preço da raclette não varia muito entre as duas cidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário