segunda-feira, 21 de maio de 2012

Castelos do Vale do Loire: Amboise

O castelo de Amboise é uma agradável combinação de história e bela paisagem. Suas muralhas aparecem imponentes às margens do Loire.




Se as muralhas impressionam por fora (principalmente a Torre dos Mínimos), é dentro delas que está a graça do lugar. Um castelo, belos jardins, uma capela, a vista da cidade de Amboise e, claro, o Loire, se combinam perfeitamente para criar um lugar lindo.
















É na Capela de St- Hubert que está enterrado Leonardo da Vinci, amigo do manjado rei Francisco I. Ele, a convite do rei, passou os últimos anos de sua vida em Amboise (no Château de Clos-Lucé) e foi enterrado no castelo de Amboise em 1519.








O castelo de Amboise passou para as mãos da Coroa francesa em 1431, depois que Luís de Amboise foi condenado à morte por ter conspirado contra o favorito do rei Carlos VII. Ele escapou da pena de morte, mas teve que abrir mão do castelo. Em 1470 nasce no castelo o futuro rei Carlos VIII (neto de Carlos VII e filho Luís XI). Morreu aos 28 anos depois de bater a cabeça numa das baixas passagens do castelo. Era casado com Ana da Bretanha, que foi obrigada a se casar com o primo de Carlos VIII, Luís XII, já que não tinham deixado herdeiros. A filha deles, Cláudia de França, casou-se com o futuro Francisco I (primo de Luís XII), que já morava no castelo desde os 4 anos de idade. (O Luís XII tinha recebido o Arquiduque da Áustria no castelo de Blois para casar essa filha com ele). Os netos de Francisco I (que construiu uma ala no castelo de Blois e que mandou construir o castelo de Chambord) foram criados no castelo de Amboise (filhos de Catarina de Médici e Henrique II). Um deles era Francisco II, figura principal da Conspiração de Amboise (1560), quando os huguenotes se revoltaram contra ele. Muitos dos conspiradores foram mortos nas varandas do castelo para "dar o exemplo". Depois do reinado de Henrique III (aquele que mandou matar o Duque de Guise no castelo de Blois), o castelo passou por diversos períodos de crise. Em 1815, a Duquesa de Orleans, bisneta de Luís XIV, herdou o castelo. Em 1821 passa para as mãos de seu filho Luís Filipe. Atualmente, é um descendente seu, Conde de Paris, que mantém o castelo através da Fundação St-Louis.

O interior do castelo conta um pouquinho (beeeem pouquinho) de toda essa história, que mais parece uma novela das 8.

sala dos guardas

sala dos tamborileiros

sala do Conselho

sala do escanção

quarto de Henrique II

salamandra de Francisco I

gabinete de Luís Filipe

quarto de Luís Filipe

salão de música

vista do castelo

Um comentário: