quinta-feira, 22 de março de 2012

Roteiro de 1 dia em Nevers

Chegamos em Nevers no sábado no finzinho da tarde. A cidade também é pequena e a estação de trem é perto do centro histórico. Fomos deixar as coisas no hotel, que era bem localizado, perto da estação e do centro. Lá fora tava um vento cortante e dentro do hotel um forno. Um exagero de quente! Me deu um calor da Catarina que sai na rua morrendo de calor!

Fomos andando pra ver se achávamos alguma coisa iluminada e tiramos umas fotos do Palais Ducal e da catedral. Confesso que queria ser mais curiosa quanto à história dos lugares, mas tenho esse defeito... Só vou ler sobre o lugar depois que já estive lá e mesmo assim pouco tempo depois já me esqueci. Portanto, se alguém quiser alguma descrição dos lugares, não vai ser aqui que vai encontrar! Rsrsrsrs





Sentamos em um dos poucos lugares que encontramos (do lado de fora, porque eu estava morrendo de calor!) e tomamos uma cerveja e comemos uns tapas. Acho que aqui tudo que não é refeição propriamente dita eles chamam de tapas, como na Espanha. São os nosso belisquetes de bar.




No domingo começamos pelo Espace St-Bernadette, bem em frente ao hotel. Como estava quase na hora da missa, tava bem movimentado. Só tirei uma foto rapidinho da gruta de oração, para não atrapalhar quem estava ali pra rezar. Dentro da capela está o corpo da St-Bernadette, coberto apenas com uma fina camade de cera pra impedir o contato com o ar. Essa foto é da internet, porque ele não pode ser fotografado.




Saindo de lá já se está na entrada do Parc Roger Salengro. Parque com coreto e chafariz.





No fim do parque vimos uma movimentação de pessoas, barracas... Fomos ver e era uma feira de usados, que pelo que entendi acontece todo domingo. Pode ser na base da compra ou da troca. E tem de tudo, desde objetos de decoração, móveis, passando por ferramentas e terminando com bonecas sem olho e mamadeiras e esmaltes usados. Rsrsrs. Foi no fim do dia, voltando nessa feira, que encontrei livros em francês de uma coleção de lugares pelo mundo que herdei do meu avô. Incrivelmente conservados (muito mais que os meus) e pela bagatela de 2 euros cada!











Entramos em mais uma linda catedral, a Cathédrale St-Cyr et St-Juliette.












Do lado da catedral fica o Palais Ducal e a Place de La République. Do fim da praça já dá pra ver o rio Loire.





De lá mesmo já tem uma descidinha e dá pra caminhar na beira do rio, como dizem os mineiros. E que rio limpo!!! Atravessamos a Pont de Loire para olhar a vista do outro lado. Mas só isso mesmo, porque do outro lado não tem nada pra fazer.




Passamos pela Porte Du Croux e pausa para o almoço. Acho que agora só vou fazer lanchinhos na viagem, porque dessa vez almoçamos, ficamos cheios, tomamos vinho e deu uma preguiiiça! Mas seguimos ainda para a Porte de Paris e as igrejas St-Pierre e St-Étienne.






E voltamos cansados pra Clermont às 4 da tarde! Estou ficando impressionada de como dá pra passear muito em 2 dias! (correção do marido: 1 dia e meio e nas pequenas cidades!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário