sábado, 15 de fevereiro de 2014

O que comer em Berlim

Começando pelo café da manhã, que tomamos todos os dias na Back Factory, um café-self-sevice que funciona o dia todo. Dica mais que boa do blog Alemanha! Por que não?. Eram vários tipos de pães, sanduíches, biscoitos e bebidas. Cada coisa é cobrada individualmente (achei bem em conta). Você pega a bandeja, pega as coisas que quiser e paga no caixa (como aqui mesmo! rsrsrs). Pode comer lá mesmo, ou embrulhar para levar. Essa rede de lojas está presente em toda Alemanha e em Berlim há várias lojas, a que fomos fica na Friedrichstrasse, em frente ao Checkpoint Charlie, pertinho do nosso hotel.



Os pães que comemos na cidade eram deliciosos. Chegamos em Berlim no fim da tarde, morrendo de fome! Nada mais fácil que um sanduíche. Além de muito gostosos, bem mais baratos que na França (um pouco menores, é verdade), metade do preço. Pagamos uns 2,50 euros em cada um.


Ainda dentro dos lanches rápidos, os mais famosos são aqueles com salsichas (ou linguiça, não sei bem como se define isso!), com barraquinhas em vários lugares da cidade. O mais tradicional é o bratwurst, que é uma linguiça num pão. Esse nós provamos em Potsdam. 2 bratwurst + 2 cervejas + 1 porção de batatas fritas = 20 euros



O currywurst também é uma salsicha, mas com molho de curry com catchup. O preço é igual ao do outro, 3 euros, e também é vendido em barraquinhas espalhadas pela cidade. Esse nós provamos no festival de cerveja.


No festival também comemos um tipo de hamburguer alemão, chamado riesenboulette. Também custou 3 euros.


O último experimento no festival foi o knoblauchbrot. Que era uma massinha fininha com tomate, cheiro verde, pasta de alho e mussarela (tudo frio) por cima. Como eu não entendia direito o que estava escrito no cartaz, eu fiquei olhando o pessoal na fila e na minha vez apontei o da moça ao lado e pedi igual ao dela... rsrs Bem gostoso!


A primeira noite que saímos pra comer, fomos na Potsdamer Platz e escolhemos um prato que a gente sempre via nos cardápios na França, mas nunca tinha pedido, porque sempre achávamos o nome muito alemão! rsrsrs Flammekuchen, que é a pizza alemã. É uma massa bem fina e crocante coberta com creme de leite, cebola e bacon (a mais pedida). Serve uma pessoa e custa 7 euros. Uma delícia. Para acompanhar, cerveja de trigo, 4 euros. 2 pizzas + 3 cervejas = 26 euros. (Pequena observação: a garçonete era bem meio grossa. Além de ter corrigido nosso inglês na hora que chegamos, disse que só estava perguntando se estávamos gostando porque era obrigação dela. No fim ela ficou repetindo: service is extra! e nós fomos embora fazendo que não estávamos entendendo. Não mereceu ne!)



A comida da segunda noite era a mais esperada pelo meu marido, o joelho de porco. Ele estava doido pra provar! Comemos no Augustiner, na Gendarmenmarkt. Cerveja da casa pra acompanhar. (Ainda bem que tinha cardápio em inglês, senão a gente estava lá até hoje tentando descobrir o que era o que!). Comida muito boa e cerveja também. O total do jantar ficou em 36 euros, mas como lá service is extra (e o garçom não foi grosso), deixamos 40 euros, que seria somando 10%.


Crisp knuckle of pork with Bavarian cabbage (13,50 euros)


Freshly baked roast of pork with potato dumpling and Bavarian cabbage (11, 50 euros)


Eu gostei bastante das coisas que comi na cidade. Incrível como o tal repolho que acompanha as carnes é uma delícia! As cervejas também são muito boas e com bom preço. Tanto comidas quanto bebidas são bem mais baratas que na França. Acho que um jantar como esse último, sairia por uns 55 euros lá (incluindo o serviço).

O que não gostei muito, foi o fato de não incluírem o serviço nos restaurantes, o que te obriga a deixar uma gorjeta. É chato, porque a gente nunca sabia quanto deixar. Acabamos deixando quase sempre o troco. Em Berlim foram 4 euros, mas em Dresden foi só 1! srsrsrs

5 comentários:

  1. Adoro esses posts de comida! rs
    No Chile o serviço tb não era incluída. Um verdadeiro saco!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o Blog, PARABENS.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Carol,
    Cheguei aqui pelo 'Sunday cooks' num link sobre Dresden, mas acabei lendo outros posts também, porque gostei do jeito que você escreve.
    Embora pareça que você não publica mais no blog, resolvi comentar só para dizer que fiquei chocada com a postura da garçonete grosseira em Berlim. Como assim, ela se acha no direito de corrigir o inglês das pessoas, e ainda falar que só perguntou se vocês estavam gostando era obrigação dela? Nossa! Será que ela tinha acordado com o pé esquerdo nesse dia? Eu acho que daria meia volta e sairia, pois detesto gente mal educada (se eu estivesse num dia muito sensível, a outra opção seria começar a chorar. rsrs).
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Oi Jussara, deu pra notar que o blog anda um pouco de lado mesmo não é! Tenho várias postagens começadas no rascunho e outras na cabeça... espero conseguir publicar tudo, mesmo que demore! Fico feliz que tenha gostado dos textos. Escrevi sempre mais por mim e para preservar as memórias do que para os outros, no sentido de atrair muito público, mas sempre é gratificante saber que consigo atingir as pessoas!
    Eu também não tolero muito bem a falta de educação, mas acho que por ter passado meses na França me acostumei com a cultura mais franca deles. Me senti incomodada, claro, mas vai saber se esse é mesmo o jeito alemão de ser... Percebi que no exterior é possível ser mais tolerante com algumas atitudes, pois pode ser que seja uma questão cultural. Por exemplo, eu detesto ficar meia hora num restaurante e não ser atendida, mas na França isso ocorre rotineiramente... e os franceses acham normal!!!! Volte sempre! Abraços

    ResponderExcluir
  5. Hummm, fiquei até com fome agora rsrsrs. Devia estar tudo uma delícia mesmo..

    ResponderExcluir