segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Potsdam - como chegar e o que fazer

O bate-volta mais popular a partir de Berlim é para Potsdam. Para quem pensa que Potsdam é uma cidade bem pequenininha perto de Berlim, se engana. A cidade tem 150 mil habitantes, o que não pouco na Europa. Há várias coisas para se conhecer por lá, mas como estava muuuuito calor e eu não estava muito disposta a ficar fritando no sol, acabei conhecendo apenas o Park Sanssouci e voltando no meio da tarde, porque pensei que fosse desmanchar (sem exagero!). Para quem quiser aproveitar melhor, reserve um dia inteiro para o passeio.



Como chegar:
O S-bahn te leva rapidamente até lá. Pode pegar o S1, que vai direto, na Potsdamer Platz (46 minutos) ou o S7 na Alexanderplatz em direção a Wannsee (46 minutos) e trocar para o S1 na última estação. As duas linhas param em outras estações também, é só olhar no mapa qual fica mais perto do seu hotel. Se quiser consultar os horários e saber mais informações, utilize o site do S-bahn. Compre um bilhete diário (Tageskarte) para a zona ABC (7,20 euros).


Ao descer na estação de Potsdam, há 3 opções. Pode fazer tudo a pé, levando cerca de 40 minutos até o Park Sanssouci (cerca de 3 km). Pode sair de um lado da estação e pegar o ônibus de turismo, que te leva por toda a cidade. E pode sair do outro lado da estação e pegar um ônibus comum. É bem tranquilo ir de ônibus, já que tem letreiro dentro avisando cada parada. Nós pegamos a linha 695, que leva até o Neues Palais, que é o palácio mais distante do parque e depois caminhamos lá dentro até o Schloss Sanssouci. Voltamos para a estação de ônibus, porque o sol estava realmente impossível.



O que visitamos no Park Sanssouci:
A entrada no parque é gratuita, você só terá que pagar se quiser conhecer as atrações por dentro. Eu já visitei alguns palácios e castelos por dentro,  por isso preferi ficar só nos jardins.


Neues Palais







Drachenhaus (onde funciona um restaurante)


Belvedere auf dem Klausberg


Orangerie








Neue Kammern (vimos apenas por trás)




Schloss Sanssouci









Ainda dentro do parque, tem a casa de chá chinesa (Chinesisches Teehaus) e o Schloss Charlottenhof, mas esses nós não vimos. Foi uma pena não termos caminhado um pouco pela cidade, dizem que fica bem movimentada e há vários cafés na rua principal. Mas mesmo assim valeu muito a pena! O parque é lindo e enorme e o melhor é que é um passeio super em conta (se ficar só nos jardins), só precisa pagar o bilhete de transporte diário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário