sábado, 24 de agosto de 2013

Viajando para a Europa só com bagagem de mão (verão)

Quando eu estava morando na França no ano passado era muito fácil viajar só com uma mochilinha, pois eu passava 2, no máximo 4 dias fora e tudo cabia dentro dela. Uma das minhas primeiras preocupações quando comecei a acertar as coisas da viagem este ano foi "Como vou passar 3 semanas com uma mochila???" Sim, porque levar uma mala grande e despachar bagagem estava fora de questão, tanto por ser pouco prático (não existe nada melhor do que colocar sua mochila nas costas e ser livre, sem depender de táxi ou de sair puxando aquele malão por aí) quanto pelos 3 voos internos que pegaríamos com a Easyjet. Ela é uma companhia low cost e, para manter os preços baixos, não dá direito a nada. No máximo o seu lugar no avião e uma bagagem de mão nas medidas 56 x 45 x 25 cm. Se quiser levar bagagem no porão tem que pagar! E se a regra é economizar... mochila pequena nas costas e ponto final! E vamos arrumar a mala (ops, mochila!) para o verão europeu!


E digo que a mochila foi mais que suficiente! E nem foi difícil, principalmente por ser verão e as roupas de calor ocuparem pouco espaço. Dizem que uma mala pra 7 dias é a mesma pra 15, 20 ou 1 mês. É simples: lave as roupas quando precisar e não se importe de repeti-las. Eu lavei umas blusinhas e calcinhas no hotel mesmo. Meu marido (homem sempre suja mais roupa e elas são mais chatas de lavar) lavou algumas coisas na casa da minha prima, onde passamos 5 dias.


Mas afinal o que eu levei? (incluindo a roupa da viagem)
- 1 calça jeans
- 1 calça bege de algodão
- 1 short jeans
- 1 bermuda branca
- 1 vestido curto de malha
- 1 vestido longo de malha
- 2 camisas de manga 3/4
- 1 camisa de manga curta
- 2 camisetas de manga curta
- 4 camisetas sem manga
- 1 colete de renda
- 1 camiseta de renda preta (nem usei)
- 1 jaqueta jeans
- 1 casaquinho de linha
- 1 rasteirinha
- 1 sapatênis
- 1 sapatilha (que só ficou na mochila)
- 1 lenço
- 1 echarpe (que não usei)
- 1 pijama
- calcinhas e sutiãs
- 1 bolsa lateral

Também comprei umas coisinhas lá: 1 calça estampada, 1 casaquinho de linha e 1 saia. (por isso é bom deixar um espaço na mochila. É impossível resistir o tempo todo!)

Além de roupas e sapatos, levei remédios básicos, pente, chapinha, sombrinha (dessa vez não usei!!!!!), algumas maquiagens e coisinhas de higiene, pastinha de documentos, óculos escuros, máquina fotográfica, celular, carregador.


O principal na hora de separar cremes e outros líquidos é lembrar-se que para ser bagagem de mão, os líquidos devem estar em recipientes de, no máximo, 100 mL e em um saquinho de 20 x 20 cm (apenas um por pessoa). Eu coloquei nesse saquinho ótimo com fecho que vêm as cuecas da Keeper (kkkk é uma loja de roupa feminina da minha cidade, mas que vende cuecas que os homens adoram!). Nossa, como foi prático, como é apertadinho ficava sempre tudo no lugar e era fácil de achar o que eu procurava. Coloquei um desse para maquiagens não líquidas também! E levei uns algodões pra tirar a maquiagem. O shampoo e condicionador eu coloquei na mochila do meu marido, no mesmo saquinho, em potinhos de 100 mL. Sabonete eu não levei porque uso sempre o do hotel (claro que é sempre embalado e novinho ne!).

Essa regra de líquido é a parte mais chata, pois às vezes eu queria comprar alguma coisa maior e levar de um país para o outro e não podia, por causa do avião. Mas só de sair direto do avião para a rua, sem ter que ficar esperando a bagagem e pensando se ela vai chegar direitinho é uma beleza!!! Tanto que na volta para o Brasil resisti a todos os meus impulsos consumistas (e o meu marido abriu de trazer cervejas) para voltar com a mochilinha comigo no avião e sair direto. No ano passado fiquei 2 horas no aeroporto esperando minha mala, que era uma das últimas do voo!

Quanto às roupas, escolhi coisas que combinavam entre si e que podiam ser usadas de várias formas. Os vestidos viravam saias com uma blusa por cima. As camisas podiam ir abertas por cima das camisetas. Os casaquinhos fechados, fazendo uma blusa. A bermuda mais dobrada virava short. O lenço podia ir no pescoço (socorro! muuuuito calor!) ou na cabeça. E ia variando assim! Olha que nem repeti muito! Da próxima vez quero levar menos coisas ainda! 






Leia também:



2 comentários:

  1. Que isso Carol... vc é mt sinistra!!! kkkkkk
    eu ia levar uma mala gigante!
    boas as dicas! quem sabe um dia eu assimilo! rssss
    Bjuu

    ResponderExcluir
  2. Não é difícil não! O mais importante é não ter espaço! rsrsrsrs Se levar uma mochila pequena ou uma mala gigante fatalmente as duas irão cheias! E voltarão lotadas!!!! kkkk

    ResponderExcluir