sábado, 17 de agosto de 2013

Como organizar um roteiro de viagem

Em breve embarco para mais uma viagem e esses dias estou nos preparativos (demorei tanto para acabar o post que já fui e já voltei!), por isso resolvi fazer esse post. Cada vez mais pessoas estão viajando por conta própria e procuram os blogs de viagem para ajudar nos preparativos (eu sou uma delas!). Acho que não custa eu contar como eu faço para planejar minhas viagens. Claro que cada um tem um jeito de viajar, um orçamento... O estilo de viagem é algo bem pessoal, mas tem coisas que podem aproveitadas! Então lá vai...!




O planejamento da minha viagem é dividido em 3 etapas: 1. definir o destino; 2. comprar as passagens e reservar os hotéis; 3. fazer o planejamento do roteiro na cidade. Essas etapas se misturam um pouco muito, já já vai entender como. 

A primeira delas é definir o destino. Eu acho a parte mais gostosa, mas não que seja fácil. Se você já sabe pra onde vai, beleza, etapa 1 concluída... mas o que fazer diante de um mundo inteiro (literalmente) de possibilidades?! Bom, primeiro eu vejo as opções por região (continente, na verdade) levando em consideração:

- Quantos dias tenho pra viajar?
- Quanto de dinheiro disponho (ou poderei dispor) para a viagem?
- Vou visitar alguém? Me hospedar na casa de alguém? Vou viajar com quem?
- Em que datas posso viajar?
- Onde estou no momento? Quais as possibilidades de destinos próximos?
- Tenho algum destino obrigatório para a viagem?
- Em qual estação do ano vou viajar? Tenho preferência por alguma temperatura? Quero fazer algum programa relacionado à neve ou praia?

O que isso tudo quer dizer? Bom, ano passado eu estava na França, não dispunha de muitos dias nem dinheiro para as viagens. Conclusão: as viagens foram sempre para lugares próximos na Europa. Não adiantava eu procurar viagens para o Japão ou na América do Sul... Esse ano vou participar de um congresso na França e emendar com as minhas férias. Portanto, não adianta eu querer ir para os Estados Unidos, pois meu destino obrigatório é a França (bom, se eu tivesse dinheiro sobrando poderia, mas não é o caso). Tenho uma prima que mora na Inglaterra e vou aproveitar para visitá-la. Depois viajo mais uns dias por outros países. Mas quais? Eu já fazia mais ou menos ideia dos lugares que queria conhecer: aqueles que não tive oportunidade de ir antes. Eu sou meio viciada em ficar olhando coisas de viagens, mais especificamente ler blogs, então tenho uma listinha de destinos que quero visitar. Nesse caso coloquei como opções Alemanha, Escócia e o leste europeu. E recomeçam as perguntas!!! 

- Qual vai ser o meio de transporte que vou usar?
- Tem alguma promoção para a época que quero viajar? Eu sempre uso o site http://www.skyscanner.pt/ para comparar preços de voos. Ou dou uma olhada direto nos sites da Easyjet ou Ryanair, que são as principais companhias low cost da Europa. Se for viável ir de trem ou ônibus, procuro pelo site da companhia de trem do país (pelo RailEurope geralmente é bem mais caro!!!!) ou no site da Eurolines, que faz trajetos de ônibus por toda Europa. Lembre-se sempre de desbloquear seu cartão de crédito para a função internacional para fazer as compras e não se esqueça de acrescentar o valor do IOF na hora de fazer uma previsão de quanto vai pagar. E sempre confira em qual aeroporto seu voo sai/chega. Alguns são distantes (muitos operados pelas low cost) e pode levar tempo e gastar bastante dinheiro chegando até eles.
- Quantos dias são necessários em cada destino? Tem muitos sites que fazem sugestões, como os blogs de viagem e o http://www.mochileiros.com/ Dá pra ter uma noção, mas é uma coisa meio pessoal, porque só você sabe o ritmo da sua viagem, as coisas pelas quais se interessa... Por exemplo, eu acho lindo a pessoa conhecer museus, mas não tenho paciência. Também não sou da balada. Eu gosto de andar o dia todo, gosto de ver as coisas por fora, de ver as estruturas e depois chegar morta no hotel e dormir pra no dia seguinte começar tudo de novo. 
- Eu vou aguentar muitos dias de viagem intensa? Dá pra reservar alguns dias para passeios mais tranquilos?

Nesse caso, eu acabei optando por conhecer Berlim, Dresden e Praga, por causa das promoções e das datas que consegui os melhores preços. Mas como resolver a ordem das cidades? É praticamente um quebra cabeça. Eu levo em conta:

- Quantos dias pretendo ficar em cada.
- O preço da passagem em diferentes dias e diferentes combinações de destino. Nem sempre o trajeto mais curto é o mais barato, principalmente se for de avião.

Eu fiz as combinações Londres-Berlim; Londres-Praga; Berlim-Paris e Praga-Paris. E a melhor ordem foi Londres-Berlim-Praga-Paris. E Dresden? Aí vem o googlemaps! rsrsrsrs Vi que dava pra fazer o trajeto Berlim-Praga de trem e dei uma olhada no mapa pra ver se conseguia encaixar mais alguma cidade. Vi que Dresden ficava no meio do caminho, dei uma olhada no site dos trens: preços OK, dei uma olhada no meu guia da Europa: cidade OK, aí uma coisa que SEMPRE faço e em geral funciona, procurar a cidade no google imagens: OK, linda!, uma procurada em blogs: OK. Pronto, encaixado na viagem! rsrsrsrs Também pensei em conhecer Leipzig, mas acabei desistindo, porque ficaria muito corrido e eu achei Dresden mais bonita. Fiz certo? Não sei. Mas viagem é assim mesmo, a gente nunca tem 100% certeza de nada!

É importante ainda considerar outros aspectos práticos na hora da viagem, principalmente para o exterior. Cheque sempre a validade de seu passaporte e a exigência de visto no país de destino. Caso haja necessidade, procure se informar quanto tempo leva para o processo de obtenção. Informe-se sobre a obrigatoriedade de vacinas e não se esqueça de fazer o seguro saúde (na Europa, por exemplo, ele é obrigatório).

Como eu disse, as etapas do planejamento se misturam. Então depois de resolver para onde vou, tento comprar as passagens. Se for de avião, com certeza o preço da passagem já foi pesquisado na etapa anterior e é quase obrigatório comprar imediatamente, pois a promoção pode já não existir no dia seguinte. Se for de trem, em geral a venda começa 3 meses antes (mais fácil encontrar melhores preços). Nessa etapa também reservo o hotel. Dou uma pesquisada na cidade antes, para saber o que tem pra fazer e qual a melhor região para se hospedar. Então vejo as opções de hotel dentro do meu orçamento. Em 90% das vezes eu reservo no http://www.booking.com/. Levo em conta as opiniões de quem já se hospedou e dou preferência para os hotéis onde é possível cancelar gratuitamente até a véspera da data de entrada. Nunca tive problemas. Nada é debitado no cartão (a não ser que o pagamento seja na reserva) e é possível alterar a data, cancelar, etc no próprio site. Acho bem prático, principalmente para fazer reservas para fora do país, pois são várias opções reunidas no mesmo lugar e fica fácil comparar.

E por fim, quando a viagem vai se aproximando, começo a planejar o roteiro na cidade. Na maioria das vezes eu pesquiso nos blogs, pois gosto de ver mais ou menos o que é viável de ser feito em determinado período de tempo. Mas nunca esqueço (e repito sempre) que cada um viaja de um jeito. Assim vou adaptando o que as pessoas fazem ao meu jeito de viajar. Uso muito o site da RBBV (Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem), da qual faço parte, pois tem destinos do mundo todo separados por continente, país e região. Para cada destino estão agrupados vários links para postagens de diferentes blogs. É muuuito útil! Claro que quando chego numa cidade, nem sempre consigo seguir a risca o que planejei, mas sempre tenho uma noção do que quero fazer, onde quero ir... Também uso os guias de viagem como o da Folha, por exemplo, pois tem várias informações reunidas no mesmo lugar. Eu não costumo levar o guia comigo, mas nessa última viagem vi que é melhor se tiver um com você, daqueles mais fininhos e específicos da cidade. Cheguei em Praga e não tinha tido tempo de planejar direito. Conclusão: eu não sabia muito bem o que tinha pra fazer, não conseguia ligar o nome à pessoa quando chegava nos lugares (aliás, não sabia o nome de nada naquela língua maluca!)... Tratei de comprar um guia de Praga (com fotos!!!!) no primeiro lugar que vi!

Bom, é mais ou menos assim que planejo as viagens. Claro que sempre tem coisas pra melhorar, mas a gente vai aprendendo com cada experiência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário