terça-feira, 27 de agosto de 2013

O que fazer em Grenoble

Grenoble é conhecida por ser a porta de entrada das estações de esqui. A cidade é rodeada de montanhas que, no inverno, ficam cobertas de neve fazendo um belo cenário. Ensaiei conhece-la várias vezes quando estava morando na França (fica perto de Clermont), mas acabou não acontecendo. Fui agora em julho, pleeeeno verão. Um calor de matar! Fez uns 35 graus todos os 5 dias que fiquei lá, participando de um congresso onde o ar condicionado ou não existia ou não funcionava! Mas a cidade é gostosinha, cheia de praças e muuuitos cafés movimentados o dia todo.



A parte histórica da cidade é pequena e o gostoso é subir e descer as ruas sendo surpreendido a todo momento por uma nova praça cheia de cafés. E cheia de gente sentada, tomando café, cerveja ou vinho rosé (no alto verão, claro) a qualquer hora do dia. O nosso hotel ficava pertinho da Place Grenette, onde há várias opções de restaurante/café.



Outra praça cheia de cafés e bastante movimentada é a Place Saint-André, onde fica o Palais de Justice.


 Tem ainda a Place Notre Dame, onde fica a catedral Notre-Dame e a Fontaine des Trois Ordres. Eu não cheguei a entrar na Catedral, acho que na hora que passei por lá estava fechada para visitas.


Pertinho dali fica a Place de Gordes, um cantinho meio escondido onde o pessoal lota os cafés.


A que eu achei mais bonita foi a Place de Verdun. Apesar de não haver cafés, nem lojas, é onde está a prefeitura do departamento de Isère. É super ampla, cheia de flores e dá pra ver as montanhas que rodeiam a cidade. Mesmo no verão foi possível avistar uma pontinha de neve láaaaa longe!



A Place Victor Hugo é rodeada por lojas, entre elas Sephora, Zara, Hugo Boss e Camaieu (uma rede de roupas femininas com bons preços). A praça fica na divisa entre as partes mais antiga e mais nova da cidade.


Na região central tem um parque bem grande, o Parc Paul Mistral. No dia que estávamos por lá fazia um calor absurdo e o parque estava cheio de programações de verão, para crianças e para adultos (como aulas de dança).





O Jardin de Ville é um espaço amplo, pertinho da Place Grenette e também do rio que corta a cidade (L'Isère). Tem parquinho pra crianças, tem um jardim que estava repleto de flores, banquinhos onde o pessoal faz um lanchinho na hora do almoço e fica bem aos pés do Forte da Bastilha e pertinho de onde parte o teleférico que leva até lá.



Na semana que estávamos em Grenoble estava acontecendo uma festa anual, o Cabaret Frappé. Tinha sempre um show aberto ao público mais cedo e depois outro show em uma tenda, onde se pagava pra entrar. E estava lotado! Bom, pelo menos do lado de fora estava! O pessoal chegava para o show grátis e depois continuava lá fora tomando cerveja e conversando. Me lembrou muito o clima do Afterwork, uma "festa" que a gente ia na primeira quinta-feira do mês em Clermont.




Tinha uma coisa diferente lá (pelo menos eu nunca tinha visto). Era um ônibus, onde entrava um monte de gente e uma bandinha se apresentava lá dentro. E o som não saia pra fora, então umas pessoas que estavam do lado de fora colocavam um fone e ficavam ouvindo e dançando "sem música".... Muito engraçado!


Como eu disse, é logo atrás do Jardin de Ville que está a subida do teleférico. O bilhete ida e volta custa 7,15 euros (tarifa normal) e 5,45 euros (tarifa estudante). Há tarifas diferenciadas também para menores de 18 anos e grupos. Também é possível comprar apenas 1 trajeto. O teleférico funciona o ano todo e no verão o horário da última descida é 00h15. Para conferir os detalhes das tarifas e horários, acesse o site oficial.




Depois de comprar o bilhete você espera até a próxima bolha chegar e entra. O mais engraçado é que não tem ninguém tomando conta, só a moça que fica na casinha vendendo. Em cada bolha vão 6 pessoas sentadas (e bem apertadinhas) e faz um calor de matar lá dentro (já estou ficando chata com essa coisa de calor, mas é que estava quente de verdade). A subida é rapidinha, mas a vista é bem bonita. E como é de vidro, parece que não tem nada debaixo dos pés!





Lá do alto dá pra ver como a cidade é bem maior do que parece, quando nos concentramos apenas na parte mais antiga. Deve ser lindo quando as montanhas estão cobertas de neve.



No forte tem restaurante, museu, trilhas... Dá pra passar um tempão lá, mas é bom ir de tênis, porque algumas opções são mais distantes. Como eu não tinha muito tempo e nem estava com roupa adequada, só dei uma voltinha mesmo e desci. Cheguei a passar pela entrada de uma gruta (iluminada com lâmpadas) que saia de outro lado, mas não entrei. :(


Como era verão tinha um monte de atividades programadas durante o dia. Uma delas era tirolesa para crianças. Também tinha teatro, música, oficinas de arte... cada dia uma coisa diferente.


Para quem gosta de programas culturais, a cidade oferece diversos museus, como de Arqueologia, de História Natural, de Artes (Museu de Grenoble) e mais outros. Como não é o meu programa preferido e também não tive tempo, acabei não conhecendo nenhum. Para quem quiser fazer compras, há várias lojas no centro histórico e um pouquinho mais afastado tem um shopping, o Grand'Place. Fica bem em frente ao centro de convenções Alpexpo (onde foi o congresso) e dá pra ir de tram da Place Victor Hugo até lá (linha A, parada Grand'Place, leva uns 15 minutos).

Para quem for ficar vários dias em Grenoble, uma opção legal é alugar um carro e conhecer a região. Infelizmente não tive tempo pra isso, mas pelo que pesquisei a cidade de Pont-en-Royans é uma gracinha e tem uma gruta que não fica distante (Grottes de Choranche) e parece ser muito bonita, mas só dá pra ir de carro mesmo. O que eu consegui fazer foi conhecer um castelo na vizinha Vizille, mas isso conto em outro post.

Para saber mais sobre a cidade, acesse o site do Office de Tourisme de Grenoble.




Um comentário:

  1. Eu procurando dicas de Grenoble e olha o q eu encontro!! hahaha! Muito legal, Carol!!!! =)

    João Flávio Petruci

    ResponderExcluir