domingo, 16 de junho de 2013

O que fazer em Clermont - Puy de Dôme

Esses dias umas amigas francesas que moram em Clermont foram fazer um salto de parapente no Puy de Dôme e me lembrei que até hoje não tinha postado aqui sobre isso. O Puy de Dôme é um vulcão que deu nome a essa região da França e hoje recebe muitos turistas. Este post acabou sendo um post de aniversário da minha visita lá, porque amanhã faz exatamente 1 ano que fui!



Apesar de ser uma atração super famosa da região, demoramos bastante tempo pra ir, porque viajamos em muitos finais de semana e quando ficávamos o tempo não colaborava. Nesse domingo mesmo que fomos, tínhamos planejado tudo e o tempo ficou feio de manhã, tanto que acabamos indo no meio da tarde e ficando bem menos tempo do que gostaríamos. Além disso, outro motivo da nossa demora em conhecer o lugar foi que o acesso a base tinha que ser feito de carro e para ir até o topo tinha que ir andando. Não que eu me importasse de fazer a trilha de 6 km (eles dizem que leva cerca de 2 horas) até lá em cima, mas a base fica a 10 km do centro de Clermont e ir a pé até lá estava fora de cogitação! Mas não é que enquanto estávamos na cidade inauguraram um trenzinho que te leva até o topo!


O Panoramique des Dômes funciona durante o ano todo (exceto umas 2 semanas de novembro, quando fceha pra manutenção) e parte da base da montanha. O problema para quem não tem carro é que a navette (transfer) do centro da cidade até lá só funciona no verão (esse ano está funcionando de 02/05 a 29/09). Para quem quiser consultar os horários e pontos de parada, o link é este aqui. O legal é que funciona super bem, os ônibus partem e chegam nos horários certinhos e custam o preço de uma passagem local (atualmente 1,40 euro). O mais importante é conferir o horário de volta do trem e a volta na navette, pra não perder o ônibus.



O ônibus chega e parte do mesmo lugar no pé da montanha (é onde fica o estacionamento). Aí é só andar um pouquinho para chegar na estação de onde parte o trem. Lá também tem lojinha de souvenirs e outras coisinhas. Além disso eles fornecem um folheto com as principais informações.



O trajeto de trem dura cerca de 15 minutos. O bilhete para adulto custa 5,80 euros a ida e 9,70 euros ida e volta. É possível, portanto, subir a pé e descer de trem ou vice-versa, mas não fizemos isso porque já era quase fim de tarde e não daria tempo, já que a trilha é um pouco longa. Quando a gente foi, estava bem perto ainda da inauguração e, por isso, estava bem movimentado.




A subida é mesmo bem rapidinha e passa mais rápido ainda com a vista das montanhas.



Quando chegamos lá em cima tinha um monte de gente se preparando para voar de parapente (e mais um monte olhando).



De repente saiu um, outro...



e rapidinho o céu ficou lotado! Coisa mais linda! A gente não sabia que dava pra fazer parente lá e não tínhamos levado muito dinheiro (acho que o voo é coisa de uns 80 euros) e aí, infelizmente, acabamos não fazendo. Tentamos ir em outros finais de semana, mas não deu :(



O passeio foi uma delícia, fazia tempo que eu não ficava muito próxima da natureza e sempre que fico me surpreendo e me encanto. Era montanha pra todos os lados... parecia até Minas Gerais! srsrsrsrsrs




De um lado dava pra ver a cidade e a catedral beeeem lá longe!



Lá em cima tem uma torre meteorológica que dá pra ver lá debaixo. É esse pirulito aí!



Tem também restaurante. Os pratos custam em torno de 25 euros e tem menus (entrada, principal, sobremesa) de 35 e 45 euros. O link para o site (com cardápio e preços) é este.



Pena que tudo que é bom dura pouco e rapidinho deu a hora de ir embora. Delícia de tarde de domingo!




Todas as informações sobre o Panoramique des Dômes estão no site:

Nenhum comentário:

Postar um comentário