domingo, 3 de março de 2013

Viagem para Sète


Continuando no esquema do fim de semana do "não sabemos bem o que vamos encontrar" chegamos na estação vindo de Béziers e encontramos isso!!!! É, essa aí é a vista que se tem quando se sai da estação de trem. Não podia ser mais agradável ne!!! Imagine uma cidade com casinhas coloridas, pontes sobre canais e uma costa banhada pelo Mar Mediterrâneo... Isso é Sète! Impossível não ser encantadora!!!!





 Estava um calor danado, o céu estava azuuuuul e o sol queimando (deixando uma marca completamente rídicula - de camiseta e bolsa - nas minhas costas e ombros). A cidade estava super movimentada e fiquei morrendo de pena de não ter um fim de semana inteiro para aproveitar, apenas algumas horinhas antes de voltar pra Béziers e pegar a carona de volta pra Clermont. Fomos direto para o Office de Tourisme pra pegar um mapinha da cidade e planejar o que íamos fazer naquelas poucas horas.


A cidade não é rica em pontos turísticos, mas a cidade por si só já é a atração. Resolvemos ficar dando uma andada à beira mar (ou beira canal), almoçar e tirar um montão de fotos! A cidade tem praia, mas não chegamos a conhecer, porque era pra outro lado. Mas nada impedia o pessoal de descer em meio às pedras e dar a famosa lagarteada francesa!!! (Detalhe do cara de sunguinha na primeira foto). Essa construção sobre as pedras é o Théâtre de la Mer.




O marido não resistiu e deu uma descida também!



E olha a farofada na praia! A mulher entregando o pão pro molequinho! 



Fomos subindo pela Promenade Jean Baptiste Marty até a Rampe des Arabes para chegar ao Cimetière Marin, que é um ponto turístico da cidade. É lá que está enterrado a personalidade mais famosa da cidade, o poeta Paul Valéry (confesso que, em minha ignorância, não sei quem é! rsrsrs). Fomos até lá, mas bem rapidinho, porque a ideia de ficar passeando no cemitério me pareceu meio esquisita... Mas digo que, já que todos vamos morrer, não deve ser uma má ideia descansar em paz com essa vista!





Descemos e demos uma voltinha no Promenade Marechal Leclerc pra olhar o azuuul do mar. E como é limpo!!! Engraçado, quando chegamos na França estava bem frio (fazia uns 2 graus todo dia) e demorou bastante pra esquentar... e aí a gente tem a impressão de que nunca vai fazer um calorão desses... nem que eles vão ter um mar tão lindo!!!! 







Demos uma parada pra almoçar no Promenade Jean Baptiste Marty, mas depois vimos que no Quai Général Durand tinha muitos outros restaurantes. Eu não sou muito fã de comidas que vêm da água (nem meu marido), mas resolvemos comer umas coisas mais típicas. Na verdade, quem comeu foi ele, eu só provei mesmo. Os famosos mariscos... Estão pela França toda, não importa se tem praia ou montanha eles estão no cardápio. Les moules... Acho que pelas reticências já deu pra ver que não gostei muito... Restaurante com preço bom: entrada, prato principal e sobremesa por 9,90 euros (barato para os padrões franceses). A entrada era uma tortinha de coisas do mar. O prato principal eu escolhi o bife com fritas. E a sobremesa era torta de maçã!



O marido foi de moules!!! Até que ele conseguiu comer bastante!!! rsrsrsrsrs



Fomos voltando pelo Quai Général Durand, que já é à beira de um canal e onde há muitas lojinhas e restaurantes.





Até chegarmos na vista das casinhas coloridas!!!!!


Lá resolvemos fazer um passeio de barco pelos canais. São 45 minutos e custa 7 euros pra adulto. O passeio é comentado.











Na volta entendemos porque a cidade estava tão movimentada. Sète é famosa por seus torneios de "joutes nautiques" (não sei como traduzir), que acontecem de junho a setembro. É um esporte praticado na França, na Alemanha e na Suíça. Resumindo, fica um monte de homem dentro de um barco e eles têm que derrubar um ao outro (ou algo assim). Bom, foi o tempo de tirar uma foto e voar para a estação, porque já estávamos suuper atrasados.




Eu queria ter ficado curtindo mais a cidade, mas sempre é melhor um pouquinho do que nada... Para quem quiser saber mais um pouco: Office de Tourisme de Sète. E quem quiser ver um pouquinho, o filme "Uma doce mentira" (com aquela atriz do Amélie Poulain) foi filmado em Sète.


E logo abaixo está o mapinha do nosso passeio.




Nenhum comentário:

Postar um comentário