quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

O que fazer em Nîmes

Nîmes foi uma surpresa muito bacana! É uma cidade cheia de história romana. Diz-se que seu anfiteatro romano é o mais bem preservado deste tipo. Apesar de ter sido uma passagem muuuito rápida, de poucas horas, deu pra percorrer os principais pontos turísticos e conhecer um pouquinho da sua história.

Descemos da estação de trem, que fica bem no centro da cidade, num domingo lá pelas 10 da manhã. Meio chuvoso... e quase sem ninguém nas ruas. Exceto por umas figuras que pareciam ter fugido dos hospitais de Barbacena... ou do conto de Machado de Assis! Seguimos da estação até a Esplanade Charles de Gaulle, caminho para as famosas Arenas de Nîmes. Nessa praça tem um memorial aos combatentes mortos pela pátria.










As Arenas estão bem no meio da cidade. Incrivelmente cheias de histórias e incrivelmente preservadas. Compramos um pacote na entrada que dava direito a entrar nas Arenas, na Maison Carrée e na Tour Magne por 10 euros. Nas Arenas tinha audioguia. Agora não me lembro em quais idiomas, mas não tinha em português. O anfiteatro é do século I d.C. e hoje em dia é usado para shows e também para touradas.






Eu fiquei encantada com o lugar. Eu esperava uma coisa pequena, simples... Mas é bem grandão! Acho que por isso não fiquei tão impactada com o Coliseu, em Roma, que conheci depois. 




A estrutura é muito boa para o turismo e eles também recebem visitas de escolas, inclusive tinha uma quando a gente foi. Tem plaquinhas explicando tudo, principalmente sobre os gladiadores. Inacreditável pensar que isso tudo foi de verdade!!!!



E  de lá se tem uma vista legal da cidade.


No fim do passeio chega-se a duas salinhas com objetos dos gladiadores (tá bom... não eram deles de verdade, mas pode entrar no faz de conta e achar que eram?)...





... e também das touradas (esses são de verdade!!!).




Saímos de lá com o tempo apertado e fomos rumo à Maison Carrée, cruzando com essa igrejinha no caminho.


A Maison Carrée tem aquilo estilo romano que está nas cabeças de qualquer um que já tenha assistido algumas aulas de História. Aquelas colunas... rsrsrs Além de contemplar mais um monumento  da época nem eu, nem você e nem o Brasil sonhávamos em nascer (sim, sim, eu sei que o Brasil já existia antes de ser descoberto!) (ela é do século II), tem um filminho em 3D bem legal lá dentro, contando a história da cidade.




De lá fomos correndo para a Tour Magne, que é uma parte importante dos muros romanos. Lá de cima dá pra ver a cidade toda. A brincadeira foi achar as Arenas... rsrs








Descendo da torre fica o Jardin de la Fontaine. Um lugar muito legal, mas esse já é bem moderninho. Acho que foi construído no século XVIII.









Ali fica o Temple de Diane, mais um pedacinho da história romana da cidade.





E de lá não deu tempo de fazer mais nada, só sair correndo para a estação para pegar o trem de volta pra Clermont. Uma pena, porque a cidade é muito simpática e queria passar mais algumas horinhas nela. 

Para quem quiser saber mais: http://www.arenes-nimes.com/
Copiei uma foto deste link, das Arenas vistas de cima!



Um comentário: