O segundo dia foi reservado às grandes atrações de Roma: Vaticano e Coliseu. Começamos pegando a linha A do metrô e descendo na estação Ottaviano, que é a mais próxima da entrada do Vaticano. Chegamos cedo, mas a fila para entrar na Basílica de São Pedro já estava grande. Apesar disso, ela andou bem rapidinho e ficamos apenas uns 20 minutos na fila.
A igreja é linda, enorme e impressionante!!!!
Uma das atrações da igreja é a estátua de São Pedro, que já tem os pés desgastados por causa dos beijos e passadas de mão das pessoas. Eu não consegui chegar perto porque tinha uma parte grande da igreja que estava cercada.
Sobre o altar papal (de onde só o papa pode celebrar missas), uma incrível estrutura feita por Bernini. E logo abaixo do altar papal fica o túmulo de São Pedro.
Sobre o altar papal (de onde só o papa pode celebrar missas), uma incrível estrutura feita por Bernini. E logo abaixo do altar papal fica o túmulo de São Pedro.
A única coisa que me decepcionou um pouco foi o clima. Pensei que quando chegasse ao Vaticano ia sentir alguma coisa diferente. Sei lá... uma emoção. Mas não, é tanto turista, que a paz do lugar se perde um pouco. Acho que para quem vai assistir a benção do papa deve ser mais emocionante.
Mas lá dentro também estava entupido de gente. Apesar do museu ser grandinho, fizemos só o caminho mais curto para a Capela Sistina seguindo a multidão.
A Capela Sistina foi o segundo lugar em Roma onde eu fiz "uhhm?!" (não sei escrever isso. é um suspiro de surpresa!). Achei linda demais!!!! Apesar de ficarem gritando: "shhhhh, no photos, no videos" todo mundo parece ignorar e tira fotos assim mesmo. E eu tirei também!
Na saída passamos por umas partes mais vazias e aí sim deu pra ver toda a beleza do lugar. São pinturas de encher os olhos.
Depois descemos pela famosa escadaria em caracol.
Depois descemos pela famosa escadaria em caracol.
Saímos de lá e fomos para o Castel Sant'Angelo. Ficamos tirando umas fotos, derretendo no sol, olhando as noivas tirando fotos... Não é brincadeira, Roma é muito quente mesmo!!! Nunca tinha ficado tanto no sol, porque quando vou à praia não fico no sol o dia todo, mas lá não tinha jeito, porque tem que aproveitar o pouco tempo pra passear e não tem uma sombra. Não esqueça do filtro solar, chapéu e leve sempre uma garrafinha para encher com água sempre que der (a cidade tem muitos pontos com água potável).
De lá pegamos o metrô da linha A, trocamos para a linha B na estação Termini e descemos no Coliseu. Ele fica bem em frente à estação e a gente dá de cara com ele na hora que sai! A fila não estava muito grande, acho que entramos em uns 20-30 minutos. A entrada custa 12 euros e dá direito a entrar no Coliseu, Palatino e Foro Romano. Se quiser fugir da fila, compre seu ingresso no Palatino e depois vá para a o Coliseu. Pelo que entendi, o bilhete vale 24 horas.
Lá dentro é incrível!! É a história toda ali na nossa frente!!!!
Ao lado do Coliseu está o Arco de Constantino.
O Foro Romano era o centro da vida política, comercial e judicial da Roma Antiga. Os monumentos mais bem conservados são dois do triunfo, o Arco de Tito e o Arco de Sétimo Severo. A maior parte das outras ruínas é de templos ou basílicas e a Via Sacra é o percurso de procissões triunfais e religiosas.
Bem pertinho da saída está o gigantesco monumento a Vittorio Emanuele. Terceiro suspiro/surpresa!!! O negócio é enorme, muito grande mesmo!!!! Se você enxergar muuuito bem vai conseguir ver dois homenzinhos lá no alto das escadas na foto!
Voltamos pela Via dei Fori Imperiali e passamos em frente ao Foro de Trajano, construído na frente dos mercados de Trajano. Ao fundo das ruínas estão as igrejas Santa Maria di Loreto e Santissimo Nome di Maria. Esse pirulito no meio é a Coluna de Trajano, gravada com cenas minuciosas das campanhas vencidas por Trajano na Dácia (atual Romênia).
Bem em frente tem estátuas dos imperadores romanos, o problema é que eu esqueci de tirar foto da parte debaixo, onde fala o nome e agora não sei quem é quem!
Essa postagem foi uma das minhas preferidas!
ResponderExcluirestou indo para roma dia 26 de agosto....pelo que vi vc esteve lá nesta mesma época!
ResponderExcluirO calor era muito insuportável ou dá para encarar numa boa?
agradeço muito sua resposta
obrigada
Juliana
Oi Juliana, desculpe pela demora. Estava viajando e meio desligada. Eu estive em Roma em junho e já estava muuuito quente. Achei meio chato o calor, mas dá pra encarar sim. O negócio é filtro solar, disposição e carregar sempre uma garrafinha de água, que dá pra encher em muitos lugares. Boa sorte!!!
ResponderExcluirE no inverno, Carol? Compensa visitar esses lugares?
ResponderExcluirObrigada
Marianna