terça-feira, 17 de julho de 2012

Sintra e seus palácios

Quando decidi que iria ao congresso em Lisboa, fiquei encafifada com um lugar que aparecia na capa do site do congresso. Um palácio enorme, todo colorido, cheio de árvores em volta. Procurava onde era em Lisboa e nada... Até que descobri que era porque ele não fica em Lisboa, mas em Sintra. É uma cidade pequena e turística, de acesso super fácil a partir de Lisboa, pois tem trens saindo a cada meia hora da estação do Rossio. E são apenas 40 minutos de percurso. O cartão Viva Viagem pode ser usado se carregado com dinheiro (no esquema de 24 horas não tenho certeza). Aliás, me pareceu a única opção, porque tudo era automático. A ida e volta sai por 4,10 euros. Informações no site dos comboios de Lisboa.

Saindo da estação de trem, uma caminhada de uns 10 minutos leva ao centro histórico de Sintra, onde fica o Palácio Nacional de Sintra. A cidade de Sintra é bem simpática, cheia de ruazinhas turísticas, com lojinhas e restaurantes. Além, vários palácios e castelos podem ser visitados na cidade.










Em frente ao ponto de informações turísticas (no Centro), passam 2 ônibus que levam aos palácios (eles passam também na estação de trem). O que eu peguei levava ao Castelo dos Mouros e ao Palácio da Pena e depois voltava ao Centro. A ida e volta custa 5 euros e, na ida, você pode parar nos Mouros, depois pegar novamente até o Palácio da Pena (é caminho) e descer para o Centro. O outro ônibus acho que passa pela Quinta da Regaleira e pelo Palácio Monserrate, mas não tenho certeza. De qualquer modo, a Quinta da Regaleira fica próxima do Centro, dá pra ir a pé (menos de 10 minutos).



Começamos então pelo aguardado Palácio da Pena. A visita somente aos parques do Palácio custa 7 euros para adultos. Parques + parte externa custa 10 euros. Com a parte interna incluída, 13,50 euros. Apesar do parque ser bem grande, acho que não compensa visitar só o parque, porque nem dá pra chegar perto do palácio direito. Nós fizemos parque com a parte externa. Eles oferecem um trenzinho para subir até o palácio por 2 euros. Não compensa, a subida é rápida.






O lugar é super bacana, mas fiquei um pouco desapontada. Estava na maior expectativa e, quando cheguei perto do palácio vi que as torres super coloridas não são tão coloridas assim. A pintura estava bem velha e tinha alguns lugares rabiscados.


Tirando esses pequenos detalhes, o palácio é lindo. Super diferente de qualquer outro.











Além disso, a vista lá de cima é muito bonita!



Descemos de ônibus e fomos a pé até a Quinta da Regaleira (6 euros a entrada). Que lugar mágico! Um jardim incrível. Aliás, nem sei se deve ser chamado de jardim, parque é melhor. É enorme, cheio de flores lindas e diferentes.









E quando eu já estava achando lindo, eis que descubro uma ponte de pedras, que levava até uma gruta... E que era possível fazer vários caminhos andando pelas grutas. Algumas são totalmente escuras. Nas que têm um caminho longo, foram colocadas luzes no chão.












Além disso, torres, poços, monumentos...










E um palácio lindo, por fora e por dentro!








Para finalizar o passeio em Sintra, uma parada na doceria Piriquita para comprar as famosas queijadas (doce com queijo) e travesseiros regionais (doce com creme de ovos com amêndoas). Gostei!






Nenhum comentário:

Postar um comentário