terça-feira, 10 de julho de 2012

Os franceses e o tempo

Antes de vir pra França li em vários lugares que os franceses adoram falar sobre o tempo. Sim, sim, sobre a meteorologia. O que para nós é uma "conversa de elevador", que sempre aparece na hora de puxar papo com alguém, para eles é tema recorrente em todas as conversas. 

Quando se pergunta a um francês "Como foi o seu fim de semana?", ele fatalmente vai começar a resposta com um fez sol, fez calor, o tempo ficou ruim... Sim, sim. É a mais pura verdade. E é bem provável que ele te fale a previsão para o próximo fim de semana, porque, claro, eles tem a previsão na ponta da língua: "Anunciaram para amanhã 25 graus. E para depois de amanhã 28!" ou "Esse calor não vai durar muito, as temperaturas vão baixar de novo na quarta-feira". De onde vem tanta informação? A previsão do tempo passa na TV mil vezes por dia. Basta ligar a televisão por alguns minutos, dar uma rodada nos canais e pronto: météo! Sem contar, é claro, aquela checada na internet antes de sair de casa, ou aquela olhadinha na internet pelo celular na hora do almoço para saber precisamente a que horas vai chover durante a tarde.


Portanto, se conversar com algum francês e ele falar do tempo, não pense que é falta de assunto. Na verdade ele está querendo mesmo conversar com você!

Para consultar a previsão do tempo: http://france.meteofrance.com/

(Claro que enquanto eu escrevia esse post passou uma previsão na TV!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário