sexta-feira, 8 de junho de 2012

Viajar de ônibus pela Europa - Bruxelas e Amsterdam


Bruxelas e Amsterdam estavam nos nossos planos antes mesmo de sairmos do Brasil. Dica do nosso orientador. As duas cidades muitas vezes são deixadas de lado nos roteiros pela Europa, talvez por terem menos a oferecer em termos de monumentos, mas nem por isso elas ficam devendo. São cidades muito agradáveis e bonitas. Cheias de aromas, sabores e costumes. Mas depois entro em mais detalhes quando for falar separado de cada uma delas.

Foi uma viagem rápida, pra aproveitar o último (dos quatro) feriado de maio. Ficamos 24 horas em cada cidade. Deu pra aproveitar, mas deu pra ficar com vontade de voltar. Saímos de Clermont no sábado de manhã de trem para Paris. Chegando lá tem que pegar o metrô para ir da Gare de Bercy, onde chegamos, até a Gare Du Nord, de onde parte o trem para Bruxelas (e pelo que vi também o para Amsterdam e o para Londres). A passagem para Paris foi barata (22 euros com a carta de redução), o que é um milagre, porque é difícil encontrar bons preços nos finais de semana. Já para Bruxelas foi salgadinha (70 euros) e a carta de redução não vale. Mas é o preço que se paga por viajar num feriado e, pelo menos, o trem era bem confortável e tinha até internet sem fio grátis. Além disso, a viagem é rapidíssima: 1h25.



De Bruxelas para Amsterdam tem trem também, mas resolvemos ir de ônibus porque o preço tava irresistível (14 euros já com a taxa de compra) e nem demora muito. São 4 horas de viagem. Fomos pela Eurolines, companhia que faz a maioria dos trechos internacionais na Europa. Achei o ônibus um pouquinho apertado, por exemplo, o espaço entre as poltronas da frente e de trás era menos de um braço. Apesar de deitar um pouco, a mulher que estava atrás de mim me falou: “Madame!” (sim, em francês qualquer uma é madame) com aquela cara que eu ia esmagar ela. Mas acho que ninguém tava com as poltronas reclinadas mesmo. De todo modo, não achei o ônibus ruim não. Não tava fedido, não era velho, não ficava chacoalhando e nem parecia que tinha peças soltas, como muitos ônibus da Cometa que eu pego. Ah! Saiu no horário e chegou antes da hora prevista em Amsterdam.  O ônibus parte da Gare Du Nord em Bruxelas, dá pra chegar de metrô (linhas 3 e 4).




De Amsterdam para Paris também foi impossível não ir de ônibus. Míseros 9 euros (já com a taxa de compra). Dessa vez a viagem foi de noite, saímos de Amsterdam às 22 horas e chegamos à Paris às 6 horas da matina. Aí reclinei minha poltrona e não quis nem saber de quem estava atrás de mim. A viagem foi ótima, estava morta de andar o dia todo e não vi nada. Dormi como uma pedra. Também saiu e chegou no horário. Em Amsterdam, os ônibus da Eurolines saem da Amstelstation, que fica junto da estação de metrô e também da parada do tram número 12. E chegam à Paris na Gallieni, onde também tem metrô (linha 3).  



Eu aproveitei que o tempo estava ótimo e que ainda faltavam 3 horas para o meu trem para Clermont para ir ver a torre Eiffel no sol, coisa que não tinha visto das outras 2 vezes. Chegamos lá antes das 7 da matina. Esse é o horário se você quiser total exclusivade. Lá pelas 7 e pouca já foram aparecendo umas outras pessoas. Ficamos lá olhando o sol subir, comendo croissant e pain au chocolat deliciosos comprados numa padaria perto e às 8 horas fomos embora, caçar o rumo de casa.




Uma coisa que eu não sabia era que precisava fazer o check-in no guichê da Eurolines antes de entrar no ônibus. Só na hora que fui entrar no primeiro que pegamos que o motorista falou. Aí fomos lá correndo. Nada mais que dar o seu bilhete que imprimiu e pegar um outro papel e umas etiquetas pra mala. Sem mostrar nenhum documento. O recomendável é chegar meia hora antes para fazer isso.

Assim como nas viagens de trem ou avião dentro do espaço Schengen, não é preciso passar por nenhum controle de imigração. Apesar disso, ao descermos em Paris tinha alguns polícias de fronteiras, que pararam um cara que parecia ser árabe. Começaram perguntando se ele falava francês e o resto eu já não vi mais.
E só pra terminar a história, na parada do ônibus de Amsterdam para Paris, de repente parou um caminhão carregado de porcos. Muitos, muitos porcos! Pra falar a verdade nem lembro qual havia sido a última vez que eu tinha visto um porco! Rsrsrsrsrs Bom, antes que alguém me pergunte, eu não sei onde parou e minha sonolência total me impediu de descer para ver o nível do lugar, se era parecido com as paradas de beira de estrada que temos no Brasil.

Leia também:

Bruxelas - entre chocolates e cervejas
Bruxelas - Grand Place
O que fazer em Bruxelas - Roteiro de 2 dias

10 comentários:

  1. Mt legal o relato da sua viagem! Acabei de comprar o trexo Amsterdam - Bruxelas pelos mesmos 14 euros (ida e volta!!!). Estava com muito medo já que não sei se a Eurolines é confiável, cumpre os horários programados e etc. Vou fazer um bate volta Amsterdam - Bruxelas, apesar de querer ficar mais nesta cidade. Também vou fazer o trecho Praga - Munique por míseros 9 euros!!! Então, Eurolines será minha primeira opção sempre!!! HAHA Abraço.

    Ass: Thiago

    ResponderExcluir
  2. Oi Thiago, depois passa aqui pra contar como foi sua experiência! Boa viagem!!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde !!! Meu nome é Marcelo e queira saber que lugar é esses que vcs estão vendo a Torre. Abraços !!

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcelo, estávamos no Trocadero. É só atravessar a ponte em frente à torre!

    ResponderExcluir
  6. Olá, meu nome é Lucas, e gostaria de saber alguns detalhes sobre a viagem de Onibus Amsterdam -> Bruxelas.

    Existe alguma restrição para tamanho de malas e bagagem de mão? Qual os materias que geralmente não são permitidos em bagagem de mão, visto que podem ser vistos no raio-x e sendo assim terei que me desfazer das coisas, como em aeroportos? Onde posso efetuar a reseva? Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Oi Lucas, mil desculpas na demora. O blog andou meio parado, mas estou voltando aos poucos com as atualizações. Espero que ainda não tenha viajado! rsrs No caso do ônibus, creio que não há muita restrição do tamanho de bagagem, mas sempre é bom checar no site da companhia que você vai viajar. E também não tem raio X, é como no ônibus do Brasil. Eu sempre viajei pela Eurolines e comprava pelo site e imprimia o bilhete.

    ResponderExcluir
  8. Carol voce pode comprar pelo site aqui no Brasil ou so na europa?

    ResponderExcluir
  9. Quero ir de Paris a Bruxelas de onibus vc sabe me informar como faço?

    ResponderExcluir