quinta-feira, 21 de junho de 2012

Bruxelas - Grand Place

Como eu achei a Grand Place linda e tirei um montão de fotos, achei que ela merecia um post especial, só pra ela.



A praça é o centro geográfico, histórico e comercial da cidade. Ela é cercada por lindas construções. O Hôtel de Ville (prefeitura) foi construído na primeira metade do século 15 e em torno dele comerciantes como padeiros, açougueiros e alfaiates foram estabelecendo suas corporações de ofício em prédios de estilos variados. Em 1695, porém, dois dias de bombardeio dos canhões franceses foram suficientes para destruir tudo, a não ser a prefeitura e duas fachadas. As guildas apressaram-se a reconstruir suas sedes, o que resultou no esplêndido conjunto barroco que se vê atualmente.



A maior obra da Grand Place é o Hôtel de Ville. É em estilo gótico (tô sabendo tudo de estilo gótico) e até hoje é considerado o prédio público mais belo do país. E não é pra menos. É muuuito bonito. São tantos detalhes... tantas pessoinhas esculpidas... Incrível demais!









De frente para ele está a Maison du Roi, que apesar do nome, nunca foi a casa de nenhum rei. Já foi cadeia temporária e coletoria de impostos. Atualmente abriga o Musée de la Ville, onde estão as roupinhas do Manneken Pis e também pinturas e tapeçarias do século 16. Como o palco estava montado bem na frente dele, não consegui ver direito.





Do lado direito do Hôtel de Ville estão, da direita para a esquerda, L'Étoile, Le Cygne, L'Arbre d'Or, La Rose e Le Mont Thabor.



À esquerda do Hôtel de Ville estão, da direita para a esquerda, Le Roi d'Espagne (da guilda dos padeiros), La Brouette, Le Sac (da guilda dos marceneiros), La Louve (dos arqueiros), Le Cornet (dos balseiros) e Le Renard (dos camiseiros).



Do outro lado da praça, em frente a essas construções, está um conjunto conhecido como La Maison des Ducs de Brabant, que consiste de seis antigas corporações.



Na parte inferior das construções, muitos barzinhos e restaurantes simpáticos.


E para ter uma ideia da Grand Place como um todo, uma miniatura da Mini-Europe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário