domingo, 19 de fevereiro de 2012

Preparativos da viagem: seguro saúde


       O próximo passo depois de comprar as passagens é fazer o seguro saúde. Não dá pra fazer antes porque é necessário ter a data exata de partida e retorno ao Brasil, pra não ficar nenhum dia sem cobertura. Em geral, é melhor fazer o seguro numa agência de viagem. Eu fiz assim, apesar do pessoal da agência que fui ser meio enrolado... Acho que não costumam fazer seguro dessa seguradora e ficaram meio confusos!
       Um seguro de meses e mais meses na Europa não sai lá muuuito barato, mas pra quem está indo com bolsa PDSE da Capes isso é um problema a menos. Como já disse nesse post, a Capes dá um auxílio de 70 euros para cada mês de bolsa. Tudo pago de uma vez só, na implementação da bolsa. Não precisa devolver a diferença, caso seu plano seja de valor menor que o auxílio. Porém... caso sua faculdade no exterior ofereça um plano e você não tenha que fazer aqui, tem que devolver o valor total.
       Eu fiz o seguro Student Euro Assist da GTA. Dei uma pesquisada na internet e esse foi o mais em conta que achei. Para 161 dias ficou em 490 dólares. Lembrando que na Europa a cobertura deve ser de, no mínimo, 30 mil euros. Bom... acho que é isso!

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Preparativos da viagem: comprando as passagens

       Minha viagem parece que se tornou real de verdade quando comprei as passagens. Depois de meses olhando os preços, pra saber em quanto ficaria mais ou menos e na esperança de conseguir uma boa promoção, comprei as passagens de ida e volta com 1 mês e meio de antecedência. Acabei optando por comprar passagens da Air France, pois além de oferecer voo direto pra França (acho que só Air France e Tam têm voos direto para a França, mas NÃO tenho certeza), essa é a empresa que faz Paris-Clermont. Andei conversando com pessoas que já foram pra fora (inclusive uma amiga que foi para Clermont-Ferrand) e achei essa a melhor opção. Poderia ter optado por ir por outra companhia até Paris e de lá pegar o trem para Clermont-Ferrand, mas, além de não saber se compensaria financeiramente, a logística seria muito mais complicada. Assim, saio de Guarulhos em 11 horas estou em Paris. Lá faço uma conexão de 3 horas e voo para Clermont, saindo do mesmo aeroporto. Tinha a opção de uma conexão de 1h15 mas fiquei com medo do tempo ser apertado e, além disso, essa minha amiga me disse que fatalmente minhas malas não chegariam comigo em Clermont, pois o aeroporto de Paris é muito grande e não há tempo suficiente de trocar as malas de avião.
       Bom, como eu disse, comprei direto pelo site. Cheguei a fazer a cotação por agência, mas aumentaria em 100 dólares o valor. O site da Air France permite pagamento com cartão (parcela em até 5 vezes se incluir um trecho Rio-Paris ou São Paulo-Paris) ou depósito bancário no Itaú. Paguei com depósito direto no caixa e mandei o comprovante pra eles e foi tudo certo. Minha passagem, já com as taxas, ficou em R$2807.
       Uma opção que o site permite é comprar passagens para múltiplos destinos, ou seja, você pode sair de um lugar e voltar pra outro. Essa pode ser uma boa opção, pois pode ser que você encontre preços melhores. Pra mim foi bom. Saio de Guarulhos, mas volto para o Rio. Uma diferença de R$400 na volta.
       Por enquanto estou satisfeita com a Air France. Logo que mandei o comprovante me mandaram o e-mail com o bilhete eletrônico e alguns dias depois me mandaram um outro e-mail com várias informações sobre o voo e os serviços oferecidos, como por exemplo, a programação da TV no avião! rsrsrsrs

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Preparativos da viagem: vacinas


      Semana passada, depois de muita insistência da minha mãe, fui tomar vacina de sarampo. Ela não é exigida para entrar no país. Na verdade, eles não exigem nenhuma vacina de brasileiros (em alguns lugares exigem a de febre amarela), mas como na Europa, no ano passado, houve um surto de sarampo e o principal foco foi a França, achei melhor não estragar minha viagem pegando sarampo. Na minha cidade ela é oferecida gratuitamente nos postos de saúde, mas não sei se é assim no Brasil todo. Eles aplicam a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).
      Continuando nesse assunto de vacinas, uma amiga que passou 1 ano na França me disse que eles pediram pra ver o cartão de vacinas dela quando ela se apresentou no OFII para legalizar seu visto. Eu dei uma pesquisada e me parece que não é obrigatório levar o cartão, mas quem tiver e, principalmente, quem tiver o cartão COMPLETO (o que não é o meu caso, pois a cada vacina ganho um cartão novo, pois nunca sei onde deixei os outros) pode levar.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Músicas em francês - relembrando os tempos de escola

     Uma boa forma de aprender francês é ouvindo músicas. Esse post é especial para os meus colegas de francês do João XXIII. Acho que todos vão se lembrar de pelo menos alguma dessas músicas nas aulas da Venise!

Les cornichons - Nino Ferrer


Visa pour les beaux jours - Céline Dion

Ziggy - Céline Dion

Et si tu n'existais pas - Joe Dassin

Tu es foutu - In Grid

Comme d'habitude - Claude François

Le temps des cathédrales

     

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Contrastes climáticos!!!

     Em Clermont... (-13 graus)

      Em Araraquara...

     Tô ficando com medo de pegar uma gripe quando chegar lá... Minha mãe sempre me disse: "Menina, não toma banho quente e sai na friagem que você fica doente!".

Para aprender francês na internet

       Site cheio de exercícios de vocabulário, interpretação, gramática, escuta..... Bem legal!