O próximo passo depois de comprar as passagens é fazer o seguro saúde. Não dá pra fazer antes porque é necessário ter a data exata de partida e retorno ao Brasil, pra não ficar nenhum dia sem cobertura. Em geral, é melhor fazer o seguro numa agência de viagem. Eu fiz assim, apesar do pessoal da agência que fui ser meio enrolado... Acho que não costumam fazer seguro dessa seguradora e ficaram meio confusos!
Um seguro de meses e mais meses na Europa não sai lá muuuito barato, mas pra quem está indo com bolsa PDSE da Capes isso é um problema a menos. Como já disse nesse post, a Capes dá um auxílio de 70 euros para cada mês de bolsa. Tudo pago de uma vez só, na implementação da bolsa. Não precisa devolver a diferença, caso seu plano seja de valor menor que o auxílio. Porém... caso sua faculdade no exterior ofereça um plano e você não tenha que fazer aqui, tem que devolver o valor total.
Eu fiz o seguro Student Euro Assist da GTA. Dei uma pesquisada na internet e esse foi o mais em conta que achei. Para 161 dias ficou em 490 dólares. Lembrando que na Europa a cobertura deve ser de, no mínimo, 30 mil euros. Bom... acho que é isso!