quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Roteiro de 3 dias em Berlim - Dia 1

Claro que 3 dias em Berlim é muito pouco! É a primeira afirmação que faço neste post. A cidade é incrível e oferece muuitas opções de lazer. História, muses de arte, igrejas, parques, palácios, memoriais, lojas... Tem pra todo gosto! Claro que numa cidade assim, qualquer tempo é pouco, porque sempre vai ter alguma coisa que vai ficar de fora, mas nos 3 dias que fiquei, tentei conhecer o geral e as coisas que mais me interessavam. Então lá vai o primeiro dia do meu roteiro.

Chegamos em Berlim quase no fim da tarde e começamos nosso roteiro pelo Portão de Brandemburgo (Brandenburg Tor), um dos principais pontos da cidade. Em geral, é onde começa a maioria dos roteiros, inclusive, para quem se interessar é de lá que saem os tours a pé pela cidade (walking tours). Dizem que é bem interessante, pois dá pra ter uma boa noção da história. Me parece que sai duas vezes ao dia (algo em torno de 11h e 15h) e acontecem em inglês e espanhol (creio que tenha em outros idiomas também). Resolvemos não fazer pois este dia não dava mais tempo e nos outros dias já tínhamos nos planejado para fazer outras coisas. O tour é grátis e cada um contribui com o que quiser no final. 




A cidade é recheada de história e vira e mexe a gente esbarra com algum painel contando um pouquinho dela. Esse aí fica em frente ao portão.


Atravessando o portão, chegamos a uma avenida grandona (Strasse des 17. Juni), que corta o Tiergarten, o maior parque de Berlim. Como já estava no fim do dia, não andamos quase nada pelo parque. O mais curioso é que o parque é tão grande, que se estende para os dois lados da avenida. Diz uma amiga que passou um tempo na cidade que era comum o pessoal ir pra lá nos dias de calor e ficar lagarteando sem roupa no sol (oi?).



Acabou que nos contentamos em ver a Coluna da Vitória (Siegessäule) de longe mesmo, porque ficamos com preguiça de caminhar até lá.



E demos uma olhada também no Memorial de Guerra Soviético. Ele é bem grande e bastante conhecido e visitado, por estar bem próximo do portão de Brandemburgo. Tem várias informações sobre as guerras mundiais e, apesar de não me lembrar mais dos números, fiquei chocada com a quantidade de mortos.





De lá fomos para o Reichstag, Parlamento Alemão, que fica bem do ladinho do Tiergarten e pertinho do portão. Pegamos no Turomaquia todas as dicas para visitá-lo. Dizem que antes eram filas enormes, mas agora é só agendar pela internet e pronto! E o melhor é que não paga nada pra entrar!




Na verdade, a visita é apenas na cúpula, mas é super legal. Tem guia de áudio em várias línguas, inclusive português de Portugal. A medida que vamos caminhando o moço vai explicando no nosso ouvido várias informações sobre o lugar e o sobre a vista.




A cúpula é toda de vidro, espelhada no centro e a parte superior é aberta. Dá pra ter uma vista bem legal da cidade e no fim do dia o céu estava incrível. Achei bem bacana fazer esse passeio primeiro, pois deu pra ter uma noção da posição das atrações de Berlim.





Também pertinho dali fica o Memorial do Holocausto (Memorial dos Judeus Mortos). O monumento foi inaugurado em 2005 e fez parte dos eventos pelos 60 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. São 2711 blocos de concreto, de diferentes alturas, sem nenhum texto escrito neles. Eles formam um labirinto e logo se vê turmas de amigos rodando e se escondendo uns dos outros por ali. O memorial é aberto, portanto é possível caminhar livremente em qualquer horário e também não se paga nada.





E já que ainda estávamos por ali, aproveitamos para tirar fotos do Brandenburg Tor à noite.



Fomos descendo até a Potsdamer Platz, uma caminhadinha de uns 10 minutos. No caminho, a posição do Muro de Berlim é marcada no chão e alguns pedaços do muro também podem ser vistos.



A Potsdamer Platz foi reconstruída e hoje é uma área bem moderna, com muitos prédios comerciais, opções de lazer, uma estação grande de trem e metrô... O Sony Center e seu teto que muda de cor é a construção mais famosa da região. É um complexo com várias lojas, restaurantes e escritórios e foi onde terminamos nosso primeiro dia de passeio.





Para quem sair para o passeio mais cedo, a sugestão é começar pela Avenida Unter den Linden (foi o que fizemos na última manhã livre). Ela tem 1500 metros e termina no Brandenburg Tor. É conhecida por ser uma das avenidas mais bonitas de Berlim, com vários prédios bonitos. Ela fica na Berlim Oriental. Foi uma pena que estava em obras quando estivemos lá (perto do portão), mas deu pra ver algumas coisas.




O primeiro prédio a esquerda é o Alte Kommandantur, que foi destruído na Segunda Guerra, demolido e reconstruído recentemente.



Ao lado encontra-se a Ópera de Berlim, que estava em obras (pra variar!).


Do outro lado da rua estão: o Zeughaus, Neue Wache e a Universidade Humboldt.




A lateral da ópera dá para a Bebelplatz, onde houve a famosa queima de livros pelos nazistas. No chão da praça há uma placa de vidro, onde se pode ver uma sala com estantes de livros vazias.




Nesta praça estão ainda a Catedral St. Hedwig e a Alte Bibilotek, onde hoje funciona a faculdade de direito.


Siga caminhando até o fim da avenida, onde encontrará o Brandenburg Tor (e volte para o início do post!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário