quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Roteiro de 3 dias em Berlim - Dia 2

Esse segundo dia de roteiro foi beem puxado, daqueles que as pernas ficam doces no fim do dia. Vou falar exatamente o que fizemos e depois dar uma sugestão para quem tem mais tempo na cidade ou interesses diferentes dos meus. Como a ideia era usar o transporte público várias vezes durante o dia, compramos o bilhete diário da região AB por 6,70 euros. Este post do blog Simplesmente Berlim dá todas as dicas de transporte na cidade. Aliás, o blog é excelente para quem vai visitar a cidade e eu usei bastante para planejar minha viagem.


Começamos o dia cedo indo conhecer o Palácio de Charlottenburg (Schloss Charlottenburg). Eu sou fascinada com palácios. Se me disser que posso conhecer um palácio em uma cidade, com certeza bato ponto lá! E nem preciso entrar não! O que me encanta é a construção, os jardins, enfim, a parte de fora!

 


O interior do palácio é aberto para visitação e paga-se ingressos para isso. O acesso à parte externa, no entanto, é gratuito. Pra mim valeu muito a pena a visita externa, pois os jardins são muito lindos! Para chegar lá, pegamos o U-bahn linha U2 e descemos na estação Sophie-Charlotte-Platz. Uma caminhada de uns 10-15 minutos pela Schlosstrasse e chega-se ao palácio.





Na volta pegamos a mesma linha de U-bahn (U2, na mesma estação) e fomos até a enorme estação Zoologischer Garten para conhecer a famosa avenida Kurfürstendamm (ou Kudamm), que era o centro comercial da Berlim Ocidental. Ela é cheia de lojas bacanas, ideal para quem quer fazer compras na cidade. Como não era o meu caso, meu passeio foi vapt-vupt e se resumiu a uma voltinha pela avenida e uma parada para uma cerveja em um dos cafés.




Na saída da estação, ficamos uns 10 minutos tentando entender pra que lado ir. Procurando a avenida. Custamos a pegar no tranco!!! Na verdade, o que nos enganou foi que nosso ponto de referência era uma igreja famosa, da cúpula quebrada, a Gedächtniskirche. O problema é que ela estava toda tampada e ficávamos passando por ela sem perceber! rsrsrs Olha a pontinha dela aparecendo lá em cima.


Bem ao lado da igreja tem uma praça cheia de restaurantes, que estavam lotados!



Depois de uma voltinha rápida na região, pegamos o U-bahn de novo, agora rumo à Berlim Oriental, na Alexanderplatz. É uma praça super movimentada do centro de Berlim e fica do lado oposto do Brandenburg Tor. Muita gente acaba se hospedando por ali por causa da facilidade de transporte público, mas eu achei a região meio estranha. Não sei se é muito segura à noite. Além do relógio que marca a hora em diversos lugares do mundo, outra atração da praça e a Torre de TV, conhecida pela bela vista que dá pra ter da cidade. A igreja que fica na praça é a Igreja de Santa Maria (Marienkirche).





O simpático prédio de tijolos vermelhos perto dali é a prefeitura de Berlim (Rotes Rathaus).


Mais alguns passos e você estará na Catedral de Berlim (Berliner Dom), uma igreja protestante enorme e linda, que foi reconstruída depois da Segunda Guerra Mundial. Pra completar, um gramado enorme na frente, para descansar nos dias de calor.


Para entrar na catedral e subir na cúpula, pagamos 4 euros (tarifa de estudante). Vale a pena! O interior é lindo, o órgão é enorme!



A vista da cúpula é bem legal, dá pra ver um montão de coisas. A Torre de TV, a Prefeitura, o Altes Museum e mais pra longe no horizonte de Berlim.





Quando estiver chegando na catedral, vai perceber que ela fica em uma ilha, a Ilha dos Museus (Museuminsel).


Nesta ilha estão 5 museus: Altes Museum, Neues Museum, Alte Nationalgalerie, Bode-Museum e Pergamonmuseum. Pra quem gosta de museus é um prato feito! Tem pra todos os gostos.







 Eu escolhi visitar apenas um deles, o Pergamonmuseum, que eu achei que seria o mais diferente. Comprei a entrada individual (acesso a apenas este museu, pois há a possibilidade de tickets combinados) por 7 euros (estudante). O museu é realmente muito legal. Eu gosto mais desse tipo, com obras bem grandonas!






Se você gostar de museus e quiser visitar todos eles, reserve um dia apenas para a Museuminsel (e sua vizinha Alexanderplatz), senão terá que fazer tudo correndo.

Quando sai do museu eu estava acabada. Já era fim da tarde e tudo que eu queria era dar uma esticada nas pernas no hotel. Pegamos o primeiro ônibus que apareceu e fomos embora. Mesmo assim descemos um pouquinho longe (uns 10 minutos a pé) e caminhamos de volta para o hotel pela Friedrichstrasse, uma rua ideal para mais umas comprinhas, com famosas lojas.





Depois de uma descansada, terminamos o dia na Gendarmenmarkt, ainda no centro histórico, pertinho do hotel que ficamos. A praça é linda, tem duas igrejas gêmeas nas pontas (Catedral Francesa e Catedral Alemã) e a Casa de Concertos (Konzerthaus) no meio. Um bom lugar para ir no anoitecer e aproveitar os restaurantes no entorno da praça. (Além das belas fotos noturnas!)









Para quem quiser pegar mais leve e/ou for entrar em mais museus, minha dica é dividir esse dia em dois. Em um dia ficar apenas na Museumsinsel, Berliner Dom e Alexanderplatz. Se você estiver hospedado na Berlim Oriental, provavelmente não precisará pegar nenhum transporte. No outro, concentre os passeios que precisam de metrô (se estiver na Berlim oriental precisará com certeza): Schloss Charlottenburg, Berlim Ocidental (avenida Kudamm e seus arredores, como o zoológico de Berlim), depois volte para o lado oriental e caminhe pela Friedrichstrasse até o Checkpoint Charlie (falarei sobre ele no post do dia 3) e termine o dia na Gendarmenmarkt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário