sexta-feira, 3 de maio de 2013

Viagem para Europa: o que levar na mala (para 5 meses!)


Este post, assim como vários outros, está atrasadíssimo! Minha ideia era fazê-lo assim que cheguei na França. Fui, voltei e até hoje ele não tinha saído! Mais uma vez, antes tarde do que nunca! 
Quando a gente está se preparando para um viagem, são mil preocupações. Comprar as passagens, fazer o seguro, ver quais os documentos necessários e, claro, arrumar as malas! Principalmente se você vai passar meses e mais meses fora de casa. 
Eu fiz minha mala mentalmente muuuitas vezes. Tirava uma coisa, punha outra, pensava em como iria me virar com essas coisas durante 5 meses... inverno, primavera, verão... E eu tinha certeza que minha mala mental nunca caberia dentro da mala real!!!! (mas coube!)

Em geral as companhias permitem que você leve 2 malas de 32 kg cada. Mais a bagagem de mão (eu levei uma mochila). É bastante coisa! Eu optei por levar apenas uma mala (a outra mala na foto é do meu marido), porque sabia que iria comprar coisas lá. E realmente, voltamos com mais duas malas de quase 32 kg cada (olha que nem compramos muito!).


Aí vai uma listinha (mais ou menos) das coisas que levei. Acho que usei tudo e não senti falta de muita coisa.


Roupas:
5 camisetas sem manga
5 camisetas de manga curta
5 camisetas de manga longa ou 3/4
5 blusas de manga longa de linha
3 camisas (2 manga curta, 1 longa)
3 vestidos de malha (2 calor, 1 frio)
2 vestidos de linha (podia ter sido 1)
4 calças jeans (podia ter sido 3)
1 calça preta de veludo (só usei 2 vezes, nem precisava)
1 legging preta
2 bermudas
1 short jeans
1 saia estampada
1 jaqueta jeans
1 casaco couro
1 casaco de friiio (comprado na Europa)
1 casaco preto grosso
1 casaco bege 
1 biquini
2 meias calças grossas
calcinha, sutiã, meia
3 pijamas (frio, médio, calor)

Acessórios:
muitos lenços e echarpes
luvas
gorro
brincos
1 bolsa grande
1 bolsa pequena lateral (para as viagens)


Tem gente que prefere deixar para comprar as coisas lá, mas eu não queria ter esses gastos, por isso levei tudo que achei que fosse usar. Realmente, se você pegar um inverno rigoroso, vai precisar comprar 1 casaco e outras coisas, porque as coisas que temos aqui não dão conta. Eu não peguei muito frio e, além disso, tinha levado esse casaco super quente que uma amiga comprou na Polônia e me emprestou. 

Sapatos:
2 tênis
1 bota cano alto
1 bota cano baixo
2 sapatilhas
1 sandália
1 chinelo

Não levei salto porque não uso quase nunca e achei que, por isso, só ia ocupar espaço. É verdade que comprei mais alguns sapatinhos ao longo da viagem (2 de salto que, claro, não usei), mas foi mais pelo preço do que pela necessidade.


Outras coisas:

2 toalhas de banho
1 jogo de lençol (não usei, porque aluguei na moradia)
maquiagens
pente
escova de dente
remédios (vou fazer um post sobre isso)

Eu não levei nenhum creme, nem shampoo, nem nada. Me arrependi! Queria economizar o máximo pra poder viajar e acabei tendo que comprar essas coisas. Um dia shampoo e condicionador, outro creme hidratante para o corpo, mão, desodorante, filtro solar, perfume... cada dia era uma coisa! Um conselho, se vai na época de frio leve um hidratante para os lábios. E leve um desodorante para os pés. Os sapatos sofrem quando são usados praticamente todos os dias!

Eu lavava as roupas sempre que precisava na lavanderia da moradia (já falei sobre isso neste post). Acabei não comprando ferro, porque não tenho muitas roupas que amassam. E elas saiam tão quentinhas da secadora, que era só passar com a mão. Ah!!!! cuidado! Tive várias blusas que encolheram!

Coube em uma mala, mas ficou com quase 30 kg. Eles até colocaram a etiqueta laranja de pesado na mala!


Não se esqueça de colocar cadeado na sua mala. Caso eles abram sua mala para fiscalização, eles podem quebrar o cadeado, mas vem um adesivo indicando que foi aberta para fiscalização. Caso seu cadeado (ou mala) esteja violado sem nenhum adesivo, confira se não falta nada e entre em contato com a companhia aérea. Eu fiquei psicótica depois que dei bobeira e fui roubada num voo Paris-Lisboa (já contei neste post). 
Quando cheguei de volta ao Brasil o fecho estava arrebentado, mas não estava faltando nada e nem estava tudo revirado, acho que deve ter ficado preso na esteira.



Siga as dicas, arrume suas malas e boa viagem!

11 comentários:

  1. Adorei os looks. Puro luxo essa mulher! Bjo

    ResponderExcluir
  2. Eu vou passar só 10 dias. Mas gostei das dicas! Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostou Grazielle! Como são 10 dias fica bem mais fácil, pois não precisa levar roupas pra um monte de estações diferentes, dá pra dar uma boa enxugada na mala!

    ResponderExcluir
  4. Muito boa suas dicas! Serão muito úteis.
    Obrigada! Gisa :-)

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas!
    Vou morar em Hamburg por 1 ano e meio e não tinha ideia do que levar
    e também não pretendo gastar muito lá já que só vou estudar!
    Obrigada! :)

    ResponderExcluir
  6. Fico feliz que estejam gostando das dicas!

    ResponderExcluir
  7. O limite por mala é 30kg? vou para a cidade do mexico. quero levar só uma mala .vou sozinha bjs

    ResponderExcluir
  8. uma dica, se vc estiver viajando para Europa vale vc comprar la sua mala pois e bem mais barato do que no Brasil e eles te entregam ate o hotel ou qualquer endereco que vc estiver, http://www.luggageonline.fr/ ou no site Holandes www.luggageonline.nl eles tem varias lojas na Europa e entregam para Europa inteira.

    ResponderExcluir
  9. No Brasil eles tem uma loja similar acho que os precos sao diferente do que na Europa http://portaldasmalas.com.br/

    ResponderExcluir
  10. To arrumando minhas malas!Oh dúvida cruel! Partiu Inglaterra. Beijos Carina

    ResponderExcluir