terça-feira, 14 de maio de 2013

Comprar passagens de trem na França


Se teve uma coisa que gostei de fazer nesse tempo que passei fora foi viajar de trem. Rápido, pontual e confortável. Sem falar que as estações de trem são super centrais. Nada daquela lonjura de aeroporto. Todas as viagens de trem que fiz foram na França (ou saindo dela) e o trem sempre funcionou super bem. Comprar, validar, embarcar. Simples assim. Neste post vou explicar o passo a passo de se comprar uma passagem de trem pela internet.

1. O primeiro passo é acessar o site da rede nacional de trens da França, a SNCF.


Na parte superior direita é possível trocar o idioma, mas o site em francês é o mais completo. No menu é possível escolher entre trem, avião, carro e ônibus, hotel, passeios de final de semana e promoções.

2. Para comprar seu bilhete (ou apenas consultar as opções e preços), acesse Réserver un billet de train. Coloque o local de partida e o seu destino. O site oferece a opção de marcar diretamente uma estação (gare) específica. Se não souber qual é marque Toutes gares intramuros. Selecione também em qual classe  deseja viajar, o número de passageiros, a idade dos passageiros (é importante, pois o preço pode variar) e, sua carta de desconto (caso tenha).


Coloque a data que deseja ir (aller) e voltar (retour) e a partir de que horas. A data da volta não é obrigatória. Alguns trajetos oferecem a opção de mostrar o melhor preço em um mês (trouvez les meilleurs prix sur un moi), o que é bom para quem tem flexibilidade de datas. Depois é só clicar em Rechercher para começar a busca.


3. À esquerda estão as informações da viagem que você buscou (trajeto, data, classe, passageiros). À direita os resultados da busca. Lembre-se que o preço que aparece é para o total de passageiros (no meu caso foi para 1 passageiro apenas). Aparecem os horários, duração da viagem e se é direto ou se tem que fazer conexão. Pode ainda olhar os trens que partem antes ou depois do horário selecionado. (Está é a tela que aparece se você NÃO selecionar para encontrar o melhor preço no mês)

Quanto à conexão, funciona da seguinte maneira. Praticamente toda a França é coberta por linhas de trem, mas isso não quer dizer que você vai pegar somente um trem para fazer qualquer trajeto. Pelo contrário, na maioria dos trajetos (principalmente nos que incluem as cidades menores) haverá a necessidade de fazer uma ou até duas conexões. Inclusive há conexões com ônibus também. Na maioria das vezes, a conexão é feita na própria estação. Mas há casos (principalmente Paris) em que é preciso trocar de estação. Se for em Paris, você tem que pegar o metrô e ir para a outra estação.

Na hora da venda do bilhete, já aparece o trajeto total e o tempo da conexão é considerado. Caso ache que fica apertado (por exemplo: se fizer uma conexão em Paris em horário de pico e alta temporada), é melhor comprar diretamente em uma loja da SNCF (o que só será possível se estiver na França) ou comprar os bilhetes separadamente (Ex: Lyon-Paris Paris-Londres ao invés de Lyon-Londres), o que pode sair um pouquinho mais caro. Nas estações pequenas poucos minutos são suficientes para fazer a conexão. Vou explicar melhor no próximo post.


4. Selecione abaixo o trem que você quer pegar. A diferença nos preços se deve à flexibilidade do bilhete. Os promocionais não podem ser trocados nem são reembolsáveis (Billet non échangeable et non remboursable). Muitas vezes aparece escrito Dernières places disponibles à ce prix, o que quer dizer que são os últimos lugares disponíveis nesse preço. E é verdade mesmo. Uma vez comprei pra mim e na hora de comprar o do meu marido (logo em seguida) o preço já era outro. Os preços em verde são para viajar na primeira classe.


Fique atento no trajeto, horários e duração, para não comprar o bilhete errado! Se estiver escrito Réservation de place obligatoire significa que você deve reservar seu assento clicando em Choisir ma Place. Depois de escolher, clique em Valider cet aller. Se você estiver comprando ida e volta, vai aparecer outra tela como essa para escolher a volta (retour).

Para escolher o assento, há várias opções. Se for TGV haverá Salle haute e Salle basse (segundo ou primeiro andar), Fenêtre (janela), Couloir (corredor), A côté de (ao lado do assento número tal) ou Duo côte à côte (quando são assentos um de frente para o outro). Nos outros trens não há tantas opções, mas é possível escolher Voyager dans le sens de la marche (seu assento vai ficar na direção que o trem anda - viajar de costas é meio ruim!). Quando não precisa reservar aparece escrito Sans réservations de place. Significa que você pode escolher onde quer sentar direto no trem.


5. Depois de confirmar, aparece a tela com o resumo da sua viagem e os seguros que pode adquirir. Eu nunca pegava nenhum (selecione Non). Confira se está tudo certo e confirme em Valider votre réservation. Se quiser reservar outro bilhete na mesma compra selecione Réserver un autre billet.


6. Agora é hora de escolher como vai retirar o bilhete. Fique atento às opções:

- Service e-billet: imprima o bilhete em casa. (É o mais recomendado para quem compra do Brasil e com o cartão de crédito internacional)

- Borne Libre Service: retire o bilhete nos terminais de auto-atendimento nas estações de trem da França (ou Luxemburgo). É necessário apresentar o cartão utilizado na compra no momento de retirar o bilhete. (Eu recomento para quem tem um cartão francês. Creio que um europeu deva funcionar bem. Como eu sempre usava o meu francês, não sei se funciona com o cartão de crédito internacional. Eu não arriscaria)

- Envoi gratuit par courrier: entrega pelo correio. (Não tenho certeza se entregam fora da França. Eu não acho muito útil e nunca comprei dessa forma, o mais fácil é imprimir em casa mesmo)


Eu sempre retirava na estação e nunca tive problemas. A não ser quando esqueci que deveria retirar um bilhete e entreguei meu cartão para o banco para encerrar a conta. Sorte que me lembrei alguns minutos depois e voltei correndo para pegar de volta. Senão já era passagens para Londres!!!!!

7. Para finalizar, você deve indicar seus dados, pois os bilhetes comprados pela internet são nominais. Onde está escrito Nom coloque seu sobrenome e em Prénom coloque seu nome. Né(e) le é a data de nascimento. Em Vos Coordonnées coloque os dados da pessoa que está fazendo a compra. Eu sempre deixava na opção receber em HTML.
Marque o quadradinho do item 4 e continue a compra em Continuer votre commande.


8. Confira seus dados e, caso queira mudar alguma coisa, clique em Modifier mes coordonnées.



9. Etapa do pagamento. Escolha seu cartão, ponha o número, validade e código de segurança. Confirme em Valider votre paiment. Não se esqueça de desbloquear o cartão para compras internacionais!!!



Pronto! Sua compra está concluída! Aparece o número da sua compra e você vai receber a confirmação por e-mail (mesmo que não tenha escolhido a opção de imprimir em casa).

Caso você tenha escolhido (na primeira tela) a opção de ver os menores preços por dia, eles aparecem assim:


Aí é só escolher o dia que você quer para ver a qual horário corresponde esse valor. Escolha o horário e proceda da mesma forma que foi descrita anteriormente.

Dicas:

1. Para conseguir bons preços o ideal é comprar com antecedência. A venda de bilhetes abre 3 meses antes em período normal e uns 4 meses para alta temporada (verão).

2. Se vai viajar em dupla (ou com mais gente), o ideal é comprar os bilhetes ao mesmo tempo, para evitar ter que viajar separado nos trens de reserva de assento obrigatória. Na vez que tive que comprar separado do meu marido o trajeto Clermont-Paris não conseguimos ir juntos, cada um foi em um vagão.

3. O site cancela a busca se passar de uns 10 minutos sem atividade. Tem que começar tuuudo de novo.

Com este post início uma série sobre as viagens de trem na França. Não perca os próximos, com mais detalhes sobre o site da SNCF, os procedimentos para a viagem e como obter cartas de descontos.



18 comentários:

  1. Oi Carolina, boa tarde.
    Minha filha e eu tentamos comprar passagens de trem pelo site da SNCF, mas na hora de efeuar o pagamento com cartão de crédito (Santander Visa) deu um erro, já tentamos por diversas vezes sem sucesso. O que será que houve?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Oi Núcia, quando aconteceu isso comigo foi porque meu cartão estava bloqueado para compras internacionais. Alguns cartões ficam desbloqueados apenas por determinados períodos, depois é preciso solicitar o desbloqueio novamente. Mas se tiver certinho... não sei! rsrsrs Esses sistemas são meio malucos mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Carol, tu poderias me tirar uma dúvida? A respeito das malas, há algum tipo de problema? No TGV ou no intercites de nui, há problemas com grande volume de bagagens?

    ResponderExcluir
  4. Em geral, há um espaço para colocar as malas acima das poltronas, mas não é muito grande. Acomoda uma mala média. Caso sua mala seja muito grande, deverá deixá-la em um espaço no trem para bagagens, mas além de não comportar muita coisa, é aberto, então qualquer um pode mexer. Já ouvi falar que não é muito seguro.

    ResponderExcluir
  5. Carolina, parabéns por sua paciência, depois de muito procurar, foi no seu blog que achei a explicação mais correta e detalhada sobre como comprar passagens de trem na França! Obrigado desde já por sua paciência! Minha dúvida é um pouco boba, mas vamos lá: Se eu optar por imprimir o bilhete em casa, mesmo assim eu preciso passar no balcão da loja de serviço de trens francesa no dia do embarque? E se eu imprimi o bilhete em casa, esse bilhete pode ser validado no "composteur" normalmente, da mesma forma que os bilhetes retirados na loja no dia do embarque? Outra dúvida, se eu optar por retirar os bilhetes direto na loja, posso retirar com mais antecedência, ou só no dia? E posso retirar bilhetes de outros cidades em uma mesma estação? Desculpe tantas perguntas, mas mesmo assim obrigado! Roberto

    ResponderExcluir
  6. Oi Roberto, desculpe pela demora na resposta. Acabei de confirmar no site da SNCF e realmente não precisa validar o bilhete impresso em casa. É só apresentá-lo no trem. No caso de optar por retirar na loja, na estação, pode ser retirado em qualquer cidade. Em ambos os casos deverá apresentar o cartão bancário utilizado na compra, isto é, precisa dele para retirar seu bilhete na loja ou precisará apresentá-lo no trem junto com o bilhete impresso em casa. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Primeiramente parabéns pela explicação! No meu caso o site não deu a opção de imprimir o bilhete, apenas de retirar na estação, e com a ressalva de que só pode ser retirado nas estações da França e Luxemburgo. Só que eu parto de Barcelona com destino a Aix en Provence. O que faço?

    ResponderExcluir
  8. Oi Priscilla, você já comprou o bilhete? Vou dar uma procurada no site, porque comigo nunca aconteceu isso.

    ResponderExcluir
  9. Não consegui comprar ainda, o trecho é Barcelona - Aix en Provence, dia 09/05/15 às 08:25h. Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Eu testei aqui e apareceu pra imprimir, a primeira opção (E-billet).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, qual o navegador que você usou? Será que o problema é o navegador? :(

      Excluir
  11. Respostas
    1. Já utilizei esse, de toda forma muito obrigada pela atenção e parabéns pelo post!

      Excluir
  12. Ola Carol, estou tentando a uma semana comprar uma passagem porem nao consigo. Primeiramente pedia que eu baixasse o verified by visa. Apos baixar este aplicativo do BB, ainda assim continuava dando erro. Pensei que poderia ser que meu cartao internacional nao estivesse habilitado para comprar no exterior. Fui no bando e habilitei e ainda assim continua dando erro. Li em um blog que o problema seria pois eles nao aceitam cartao brasileiro. Voce sabe algo a respeito disso?

    ResponderExcluir
  13. Oi Aline, eu realmente nunca tive problemas em comprar a passagem, mas pensando bem, sempre usei meu cartão francês. Esse ano que vou tentar comprar com o brasileiro, pois não tenho mais a conta na França. Mas já comprei com ele nas empresas de Itália e Alemanha e deu certo. Tente mudar de navegador ou, se possível, comprar com cartão de outra bandeira, pra ver se funciona. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  14. Olá, Carol! Só para confirmar: se eu comprar a passagem escolhendo a opção para imprimir o bilhete, não vou precisar composter o bilhete? É só ir direto ao trem? E é tranquilo para localizar o trem e o vagão? A propósito, seu blog é ótimo! Obrigada!

    ResponderExcluir
  15. Não precisa validar não, caso imprima em casa. Dá uma olhada neste post: http://mistoquenteemclermont.blogspot.com.br/2013/05/o-que-voce-precisa-saber-para-viajar.html

    ResponderExcluir
  16. Oi Carol, tentei comprar bilhetes de Milão a Zurich mas não apareceram os campos para preencher nome dos passageiros e nem para escolher forma de envio. O envio oferecido foi apenas entrega em casa. Achei estranho enviarem tickets sem o nome do passageiro e cancelei a conta.

    ResponderExcluir