domingo, 21 de abril de 2013

Na dúvida do que comer na França? Peça salada

Nas minhas viagens tudo ia muito bem até a hora de sentar no restaurante e fazer o pedido. Cada cardápio era um mundo novo se abrindo. Se as comidas eram diferentes, imagine o nome delas... A princípio o mais importante era diferenciar entre boi, frango, porco e peixe (e pato, coelho, cordeiro...). E algumas vezes me arrependi da escolha. Sinceramente... não gostei muito das carnes da França. Pra começar vem sempre mal passado. Depois de um tempo aprendi que tinha sempre que dizer "bien cuit" (bem passado), senão vinha literalmente sangrando.

Mas se tinha uma coisa que não tinha erro eram as saladas. Cada uma mais gostosa e caprichada que a outra. Minha experiência com saladas foi em Lyon (já falei neste post aqui). "Nossas entradas (a parte mais gostosa!) foram as saladas Lyonnaise, com alface, croutons, bacon e ovo poché; e salada de crèvre chaud, com alface, nozes e um delicioso queijo de cabra derretido."




Em Clermont tinha um restaurante com saladas ENORMES e deliciosas, o Le Faisan Doré

Estava meio triste porque não conseguia lembrar bem o que eram as saladas, mas eis que descobri que o restaurante tem site e que, melhor ainda, tem o cardápio no site. Então lá vai... essas foram as saladas que provei. Come eu disse, as saladas eram enormes e valiam por uma refeição, então eu pedia só isso. No máaaaximo, fazendo esforço, uma sobremesa. Coloquei os preços para dar uma noção.

Salade auvergnate (A MAIS GOSTOSA!!!!) - 12,40 euros
Presunto típico da região de Auvergne, bacon, folhado recheado com queijo St-Nectaire, tomate, cebolinha


Salade médiévale - 11,80 euros
Queijo de cabra ao mel, bacon, presunto cru, avelã,ovo, croûtons, cebolinha


Salade au bleu - 11,40 euros
Queijo regional similar ao gorgonzola, bacon, nozes, croûtons, ovo

Dá uma olhada na quantidade de queijo que vem nessa salada... mas é muito, muito mesmo!!!



O restaurante é super bem localizado, fica no centrão de Clermont, na Place de Jaude. Fica aberto o dia todo. Abre cedinho (às 8 horas) para o café da manhã e fica aberto o resto do dia para um café (ou uma água, ou uma cerveja...). Serve almoço de 11h30 às 14h30 e jantar de 18h45 às 22h (23h no verão). Esses horários são mais ou menos padrões para servir refeições em toda a França. Serve prato do dia de segunda a sexta (no almoço) por 9,50 euros. Tem ainda outras opções de pratos, carnes, crepes, hamburguer, sobremesas. E por falar em sobremesas, eu provei os famosos profiteroles. Bom, mas confesso que depois de comer um saladão desses, é difícil lembrar direito da sobremesa.



2 comentários:

  1. Super light as saladinhas deles né? hahahaha com bacon, até o Bruno ia gostar.

    ResponderExcluir
  2. Bom demais!!! O que menos tinha era alface! rsrsrsrs

    ResponderExcluir