quarta-feira, 18 de abril de 2012

Paris - dicas e impressões

A primeira impressão que tive sobre Paris foi antes mesmo de viajar. Descobri que os hotéis são caros. E os hostels também são caros. Nossa viagem para Paris foi planejada de um dia pro outro, mas porque fomos dar uma olhadinha e tinha um hotel num preço bom, coisa que não estávamos achando. Pagamos 60 euros em um quarto com banheiro (sem café da manhã) na região de Montparnasse. Não é uma região muito turística, mas é agradável. Tinha padarias, mercados, cafés e muitas lojas (principalmente a preços baixos) por perto. O hotel que ficamos chama-se Hotel Les Jardins d’Alésia e foi reservado pelo booking. Rapidamente descobri que numa cidade grande é realmente importante estar perto de uma estação de metrô, e esse fica a 200 metros da estação Alésia.




Paris é realmente uma cidade grande, mesmo que nem pareça tão grande assim no mapa. E como toda cidade grande, tem muito movimento, muitas lojas, muitos carros e muitas pessoas. Some à população da cidade os milhares de turistas que passam por lá. Sim, é bastante gente. Como toda cidade grande, Paris tem qualidades e defeitos. Tem coisas lindas, tem construções que habitam nosso imaginário desde a infância, tem uma obra grandiosa a cada esquina. Mas também tem problemas de cidade grande. Tem gente pedindo, tem metrôs antigos e não muito bem conservados (apenas de funcionarem muito bem e ligarem praticamente todos os pontos da cidade), tem fedor de xixi e tem pichação.

Paris pra mim foi um misto de sensações. A sensação de estar realmente na França, vendo todos aqueles lugares mágicos e, ao mesmo tempo a sensação de não estar na França, pois são tantos turistas e tantas línguas que dá pra esquecer que a língua falada é o francês. Na maioria dos pontos turísticos e restaurantes, fala-se inglês e há informações e cardápios nos 2 idiomas. Muitas vezes eles nem tentam falar em francês com o turista, mandam logo é o inglês mesmo. Mas, como eu disse pro meu primo, o importante mesmo é entender o valor das coisas e pagar por elas. Pronto, todo mundo se entende assim!

De todo modo, achei Paris bem diferente dos outros lugares da França que conheci. Como toda cidade grande, as pessoas tem mais pressa (NADA comparado a São Paulo!) e, de modo geral, a cortesia é menos freqüente. Os bom dia, tenha um bom dia, obrigada, de nada, tchau, bom passeio tão escutados nas outras cidades, passaram despercebidos em Paris. Sinceramente não sei porque falam que os franceses são mal educados, pois pra mim em Paris ninguém era francês! Rsrsrsrs Apenas um senhor muito simpático que viu que a gente procurava algum lugar e se ofereceu para ajudar. Em francês, claro. Rsrsrs

Bom, quantos aos preços, não é totalmente verdade que uma viagem para Paris vá necessariamente ser cara. Existem viagens para todos os preços e todos os gostos. Vimos restaurantes com menu completo por pessoa (entrada, prato, sobremesa) desde 12 até 400 euros!!!! E ficamos mesmo foi no sanduíche, a 12 euros para duas pessoas! Rsrrsrs As entradas nas atrações são em torno de 8,50 euros. Quer subir na torre de uma igreja ou no arco do triunfo: 8,50 euros. Quer visitar um museu: 8,50 euros. Aí fica a opção de fazer esses programas ou não. A entrada nas igrejas, sem subir na torre, é gratuita. Passear pelas ruas e ver os lugares também. O que achei barato, comparado às outras coisas, foi a entrada no Louvre, que é 10 euros. Para subir na torre os preços variam de 4,80 euros a 13,60 euros dependendo se vc vai de escada ou elevador.
Paris acabou sendo nossa viagem mais econômica até agora, porque tinha coisa tanta pra ver, tanto pra andar, que a única coisa paga que fizemos foi subir na torre e comer sanduíches, andando, para não perder tempo! Claro que o Louvre ainda vai entrar na lista, mas vai ficar pra próxima, principalmente porque era o primeiro domingo do mês, dia de entrada gratuita e filas enormes. Ah! Falando em filas enormes, essa é outra grande diferença com relação às cidades menos turísticas, onde nem tem fila pra nada!!!!

E minha última impressão de Paris: deveriam melhorar as placas. E também o mapa que dão aos turistas. Várias vezes ficamos meio perdidos, tentando entender o mapa, principalmente no início. E as placas para os locais são meio escassas... Mas dá pra fazer tudo sozinho tranqüilo, sem necessidade de comprar um pacote que te leva nos lugares. Pra se locomover de maneira econômica o metrô é a melhor opção. É como o metrô aí do Brasil. Uma hora ou outra você vai ficar na dúvida de qual lado ir quando chegar na estação, mas com certeza vai descobrir. Ah! E pra andar no metrô não precisa saber francês, se souber ler e ver as cores já tá bom demais!!!! Um bilhete custa 1,70 euros e um carnet com 10 sai por 12,70 euros. Para maiores informações sobre os transportes em Paris (preços, mapas, outras opções) clique aqui.



5 comentários:

  1. Suas impressões de viagem levam ao mundo real, sem glamour, mas com humor, informações, e até poesia. Tira a poeira dos folhetos turísticos, seduz pela clareza e simplicidade da escrita, sem excessos e sem economia. Estou viciada no misto quente, Carol Barra!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Adorei todos os seus posts sobre Paris! Ajudaram-me imenso quando lá fui!! E a sua escrita é maravilhosa! Viciante!! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Sara. Ainda tenho um monte de posts pra fazer de Paris e de outros lugares, mas ainda não consegui retomar a escrita! Mas uma hora eles saem!!!!

    ResponderExcluir
  4. Que blog maravilhoso!!!!!!!!!!!! Vai me ajudar muito na minha viagem de lua e mel! OBRIGADA!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Que bom que vai te ajudar Syria! Se tiver alguma pergunta fique a vontade. Boa viagem!

    ResponderExcluir