terça-feira, 3 de abril de 2012

Dando adeus ao cafofo

O mês de março vai indo embora e vou dando adeus a minha primeira moradia na França, o quarto do alojamento. Hoje é quinta-feira, dia 28/03, e vai ser nossa penúltima noite aqui no cafofo. Íamos ficar desde a nossa chegada em uma kitinet, mas parece que a pessoa que estava lá precisou ficar mais tempo e tivemos que ser realojados em dois quartos. Quem cuidou de tudo para nós foi o professor que nos recebeu aqui na França, como geralmente acontece. O processo para o quarto foi bem simples, pagamos o mês na hora da chegada (na verdade ele veio com a gente e deu um cheque, porque não podia ser dinheiro) e mais um cheque caução de 80 euros por quarto que é recuperado no momento da partida se estiver tudo ok. O procedimento para alugar a kitinet é mais complicado e falo depois, quando for falar só sobre ela. Ficamos na residência universitária de Cezeaux, a uns 200 metros da química e uns 100 do ponto de tram.




A residência é dividida em cidades 1 e 2, separadas por 800 metros. Na cidade 1, onde ficamos, ficam os quartos tradicionais. São 9 metros quadrados onde ficam uma cama de solteiro, uma escrivaninha e um armário atrás da cama, que separa o quarto propriamente dito de uma pia. Parece pequeno, e é mesmo! Mas nada demais, dá pra viver (por pouco tempo) numa boa. Na cidade 2 estão os quartos renovados, que contam com banheiro e internet. Na foto está uma zona porque foi a que tiramos no dia da nossa chegada. Depois ficou organizado, enchi esse monte de prateleiras de coisas! E, a título de curiosidade, cada um é responsável pela limpeza da sua “chambre” (quarto).









Eles forneceram a roupa de cama, que inclui dois cobertores, quatro lençóis, duas fronhas e um travesseiro de rolo, que já percebi ser comum por aqui. Falaram que era 15 euros, mas depois não pagamos nada, porque diz que já estava incluído no aluguel.

O que é chato é que o banheiro é comunitário ao andar. No edifício A, em que estamos, os corredores são mais curtos que no B, e há um banheiro com 3 portinhas para as necessidades, ou toilettes como eles chamam, e outro com 3 portinhas pra tomar banho (douches). É feio e não há como negar, os toilettes são tão fedidos quanto aparenta na foto (apesar de que no início eu estava achando menos fedido). Mas a gente se acostuma. Ruim mesmo é quando a água do banho está fria, mas de modo geral se a vencemos pelo cansaço, ela esquenta. Ah! O chuveiro desliga sozinho. Depois de menos de 2 minutos ele desliga, aí tem que ficar apertando o lugar de ligar toda hora para não desligar. Não sei se os chuveiros são independentes assim em toda a França.







Na entrada do alojamento tem a sala de internet que conta também com uma televisão. Não usei muito essa sala porque meu computador não conectava no servidor da universidade, por eu não ter cadastro de aluna, então acabei comprando uma internet 3g que tem me custado uma fortuna, mas como sempre digo, isso é assunto pra outro dia. O alojamento também oferece lavanderia, utilizada com hora marcada (ou com rendez-vous, como eles adoram dizer) a custo de 2 euros pra lavar e 1 euro pra secar.






Alugamos dois quartos mas acabamos usando mesmo um só. Quer dizer, a gente usou uma coisa muito importante do outro quarto: o colchão!



Hoje fui conhecer a kitinet e, se aqui é o cafofo, lá é a mansão! Rsrsrsrsrs Tem até interfone e olho mágico! Não espero receber ninguém, mas que tem, tem! Só fiquei triste com uma coisa... a vista da janela. Confesso que vou sentir saudades sim do cafofo... uma graça de vista, com direito a sol subindo bem laranjão de manhã cedinho!





3 comentários:

  1. Aguardando as fotos do apê. E as medidas do espaço. No livro A Parisiense, um Guia de Estilo - Ines de la fressange, linda, poderosa, badalada, conta que vive em um apartamento de 70 m2 em paris - e isso é um luxo! E qual a visão da janela do novo espaço!!!!

    ResponderExcluir
  2. Carol, sou prima do Adriano que está na Itália e estou indo morar na França, estou acompanhando suas dicas!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Jéssica, que legal que você está acompanhando as dicas. Tomara que eles sirvam pra você depois! Beijos

    ResponderExcluir