sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Preparativos da viagem: comprando as passagens

       Minha viagem parece que se tornou real de verdade quando comprei as passagens. Depois de meses olhando os preços, pra saber em quanto ficaria mais ou menos e na esperança de conseguir uma boa promoção, comprei as passagens de ida e volta com 1 mês e meio de antecedência. Acabei optando por comprar passagens da Air France, pois além de oferecer voo direto pra França (acho que só Air France e Tam têm voos direto para a França, mas NÃO tenho certeza), essa é a empresa que faz Paris-Clermont. Andei conversando com pessoas que já foram pra fora (inclusive uma amiga que foi para Clermont-Ferrand) e achei essa a melhor opção. Poderia ter optado por ir por outra companhia até Paris e de lá pegar o trem para Clermont-Ferrand, mas, além de não saber se compensaria financeiramente, a logística seria muito mais complicada. Assim, saio de Guarulhos em 11 horas estou em Paris. Lá faço uma conexão de 3 horas e voo para Clermont, saindo do mesmo aeroporto. Tinha a opção de uma conexão de 1h15 mas fiquei com medo do tempo ser apertado e, além disso, essa minha amiga me disse que fatalmente minhas malas não chegariam comigo em Clermont, pois o aeroporto de Paris é muito grande e não há tempo suficiente de trocar as malas de avião.
       Bom, como eu disse, comprei direto pelo site. Cheguei a fazer a cotação por agência, mas aumentaria em 100 dólares o valor. O site da Air France permite pagamento com cartão (parcela em até 5 vezes se incluir um trecho Rio-Paris ou São Paulo-Paris) ou depósito bancário no Itaú. Paguei com depósito direto no caixa e mandei o comprovante pra eles e foi tudo certo. Minha passagem, já com as taxas, ficou em R$2807.
       Uma opção que o site permite é comprar passagens para múltiplos destinos, ou seja, você pode sair de um lugar e voltar pra outro. Essa pode ser uma boa opção, pois pode ser que você encontre preços melhores. Pra mim foi bom. Saio de Guarulhos, mas volto para o Rio. Uma diferença de R$400 na volta.
       Por enquanto estou satisfeita com a Air France. Logo que mandei o comprovante me mandaram o e-mail com o bilhete eletrônico e alguns dias depois me mandaram um outro e-mail com várias informações sobre o voo e os serviços oferecidos, como por exemplo, a programação da TV no avião! rsrsrsrs

6 comentários:

  1. É como sair do forno para entrar na geladeira! D:

    ResponderExcluir
  2. Como que você conseguiu comprar de ida e volta? A CAPES (bolsa PDSE) deixa comprar a passagem de ida e 3 meses antes de vir, libera o dinheiro pra comprar a passagem da volta. Como você fez? Estou vendo minhas passagens pra ir pra Viena agora. Beijos! Stefanie.

    ResponderExcluir
  3. Oi Stefanie, desculpa na demora pra responder, mas é que seu comentário não chegou no meu e-mail. A compra da passagem depende de quanto tempo vc vai ficar. Se for mais de 6 meses, a Capes paga duas vezes, uma antes de ir pra comprar a ida e depois outra quando o bolsista solicita. Se for menos de 6 meses eles pagam de uma só vez, antes da ida. quanto mais rápido vc mandar todos os seus documentos, mais rápido chega o dinheiro.

    ResponderExcluir
  4. Carol e Stefanie, estou com a mesma dúvida.
    se comprar passagem de ida e volta, mesmo assim a Capes me dará o auxílio deslocamento da volta, posteriormente?
    Obrigado pela resposta,
    Bruno Leites

    ResponderExcluir