terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Preparativos da viagem: vacinas


      Semana passada, depois de muita insistência da minha mãe, fui tomar vacina de sarampo. Ela não é exigida para entrar no país. Na verdade, eles não exigem nenhuma vacina de brasileiros (em alguns lugares exigem a de febre amarela), mas como na Europa, no ano passado, houve um surto de sarampo e o principal foco foi a França, achei melhor não estragar minha viagem pegando sarampo. Na minha cidade ela é oferecida gratuitamente nos postos de saúde, mas não sei se é assim no Brasil todo. Eles aplicam a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).
      Continuando nesse assunto de vacinas, uma amiga que passou 1 ano na França me disse que eles pediram pra ver o cartão de vacinas dela quando ela se apresentou no OFII para legalizar seu visto. Eu dei uma pesquisada e me parece que não é obrigatório levar o cartão, mas quem tiver e, principalmente, quem tiver o cartão COMPLETO (o que não é o meu caso, pois a cada vacina ganho um cartão novo, pois nunca sei onde deixei os outros) pode levar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário