sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Viagem para Carcassonne

Foi somente o acaso que não deixou Carcassonne de fora de nossas viagens. Ainda bem!!!! Achava que iria embora da França sem ver de perto uma cidade medieval. Saída diretamente dos livros de h(e)stória (ainda se fala estória?). Tudo aquilo que povoava meu imaginário desde os tempos de escola. Carcassonne é uma cidade medieval restaurada e protegida pela Unesco. É o terceiro lugar mais visitado da França, só perde para Paris e para o Mont Saint Michel (que ainda não conheci, mas um dia chego lá!). 



Chegamos à Carcassonne de trem. A estação fica um pouquinho distante da Cité médiévale, mas o acesso é bem fácil. Pode-se pegar um ônibus (linha 4) pertinho da estação. Custa 1 euro e deixa próximo à Cité. Mas optamos por ir a pé, pois são apenas 2 km e o caminho é tranquilo, passando por ruas de pedestres movimentadas. Só na chegada é que tem uma subidinha, mas nada demais. 



Aí no mapinha está o caminho que fizemos. É passando pela Pont Vieux que se tem a vista da primeira foto, da cidade toda murada lá em cima!



Se de longe já impressiona, de perto então... nem se fala!!! A primeira coisa que se vê ao chegar pertinho são torres imensas...



... e muralhas.... infinitas!


Nem dá pra acreditar que vamos entrar lá dentro!!! Esta da foto é a entrada principal, que dá para Porte Narbonnaise. Ela é ladeada por duas torres de 1280. Para entrar na Cité não se paga nada (apenas no castelo, lá dentro) e ela é aberta durante o ano todo. Segundo o site da cidade, ainda moram 120 pessoas lá. Dá pra acreditar?!!!


Ao passar pela porta vemos que na verdade são duas muralhas, ou seja, uma muralha dentro de outra.



Dentro dos muros tudo é bem turístico (claro!), mas não menos interessante. São ruinhas apertadinhas com gente subindo e descendo, pra lá e pra cá.







Sem falar nas casinhas com flores nas janelas... é por isso que não consigo acreditar que tem gente que mora nessa cidade cenográfica! rsrsrsrs




Muitas lojinhas de artesanato. Legal pra quem gosta de objetos de decoração medievais, como facas, espadas e afins... Meu marido trouxe uma faca pra casa, mas queria mesmo era trazer uma espada!!!



Os dois principais atrativos dentro da Cité são sua catedral e o castelo. A Basilique St-Nazaire está aberta durante todo o ano e a entrada é gratuita. Funciona de 8 h às 18 h (no verão fecha às 20 h) durante a semana. Aos domingos: 8h-10h30 e 12h30-18h (no verão às 20h). Domingos de julho e agosto e 15 de agosto: 8h-10h30 e 12h30-16h30 e 19h-20h. Missas às 11 horas.









 O castelo é bem legal de conhecer. Mas a entrada é paga. Adultos: 8,50 €. Cidadãos da União Europeia de menos de 26 anos: gratuito. 18/25 anos fora da UE: 5 €. Funcionamento: de outubro a março: 10h-17h. De abril a setembro: 10h-18h30. Fecha 01 de janeiro, 01 de maio, 01 e 11 de novembro e 25 de dezembro.





Logo na entrada, uma maquete mostra o tamanho de La Cité.


No castelo não tem muita coisa pra ver. O legal mesmo é ficar andando dentro das muralhas (do castelo), vendo a cidade lá de cima, entrando nas torres...













Na Cité tem várias opções de restaurantes e o preço não difere do resto da França. O prato mais típico da região é o Cassoulet, que lembra nossa feijoada, mas é feito com feijão branco. A gente almoçou por lá, mas não lembro o que comemos (por isso tem que tirar fotos!), só sei que não foi Cassoulet... E agora me pergunto por que diabos não comemos o cassoulet?!





Ficamos 1 dia na cidade, na verdade chegamos de manhã e fomos embora no fim da tarde, e achei que deu pra passear bem na Cité. Na parte "normal" da cidade tem várias lojas, portanto tem mais coisas pra fazer se for ficar mais tempo, mas este bate e volta foi tempo suficiente pra andar na parte medieval, que o mais legal.


Para mais informações sobre a cidade: Office de Tourisme de Carcassonne

Leia também: Viagem para Béziers, Carcassonne e Sète



3 comentários:

  1. Oi Carol, parabéns pelo blog! Muito legais as postagens, super completas. E as fotos são lindas! Você acha que entre Carcassonne e Sète, qual é melhor para se hospedar? Quero fazer uma base para passear pela região!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Lilian, desculpe pela demora na resposta. Fico feliz que goste do blog! Dá o maior prazer saber que o que escrevo para guardar na memória ajuda e inspira outras pessoas. Olha, se fosse para escolher, eu ficaria em Sète. A cidade é mais movimentada, se for no verão. A estação não fica longe da parte turística, tem muitos restaurantes... Abraço!

    ResponderExcluir