segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Roteiro de 3 dias em Roma - dia 2

O segundo dia foi reservado às grandes atrações de Roma: Vaticano e Coliseu. Começamos pegando a linha A do metrô e descendo na estação Ottaviano, que é a mais próxima da entrada do Vaticano. Chegamos cedo, mas a fila para entrar na Basílica de São Pedro já estava grande. Apesar disso, ela andou bem rapidinho e ficamos apenas uns 20 minutos na fila.










A igreja é linda, enorme e impressionante!!!!









Uma das atrações da igreja é a estátua de São Pedro, que já tem os pés desgastados por causa dos beijos e passadas de mão das pessoas. Eu não consegui chegar perto porque tinha uma parte grande da igreja que estava cercada.


Sobre o altar papal (de onde só o papa pode celebrar missas), uma incrível estrutura feita por Bernini. E logo abaixo do altar papal fica o túmulo de São Pedro.




A única coisa que me decepcionou um pouco foi o clima. Pensei que quando chegasse ao Vaticano ia sentir alguma coisa diferente. Sei lá... uma emoção. Mas não, é tanto turista, que a paz do lugar se perde um pouco. Acho que para quem vai assistir a benção do papa deve ser mais emocionante.




De lá seguimos para o Museu do Vaticano, cuja entrada é do lado de fora dos muros. Como tinha lido que muitas vezes as filas são enormes, compramos os ingressos pela internet. Pagamos 15 euros o ingresso mais 4 euros para reservar. Preço por pessoa. No nosso caso não valeu a pena, pois a fila estava pequena. Na verdade, a fila mesmo era pra entrar e, nessa fila, todo mundo passava. A fila pra comprar os ingressos não tinha quase ninguém.




Mas lá dentro também estava entupido de gente. Apesar do museu ser grandinho, fizemos só o caminho mais curto para a Capela Sistina seguindo a multidão.


A Capela Sistina foi o segundo lugar em Roma onde eu fiz "uhhm?!" (não sei escrever isso. é um suspiro de surpresa!). Achei linda demais!!!! Apesar de ficarem gritando: "shhhhh, no photos, no videos" todo mundo parece ignorar e tira fotos assim mesmo. E eu tirei também! 




Na saída passamos por umas partes mais vazias e aí sim deu pra ver toda a beleza do lugar. São pinturas de encher os olhos. 





Depois descemos pela famosa escadaria em caracol.






Saímos de lá e fomos para o Castel Sant'Angelo. Ficamos tirando umas fotos, derretendo no sol, olhando as noivas tirando fotos... Não é brincadeira, Roma é muito quente mesmo!!! Nunca tinha ficado tanto no sol, porque quando vou à praia não fico no sol o dia todo, mas lá não tinha jeito, porque tem que aproveitar o pouco tempo pra passear e não tem uma sombra. Não esqueça do filtro solar, chapéu e leve sempre uma garrafinha para encher com água sempre que der (a cidade tem muitos pontos com água potável).








De lá pegamos o metrô da linha A, trocamos para a linha B na estação Termini e descemos no Coliseu. Ele fica bem em frente à estação e a gente dá de cara com ele na hora que sai! A fila não estava muito grande, acho que entramos em uns 20-30 minutos. A entrada custa 12 euros e dá direito a entrar no Coliseu, Palatino e Foro Romano. Se quiser fugir da fila, compre seu ingresso no Palatino e depois vá para a o Coliseu. Pelo que entendi, o bilhete vale 24 horas.





Lá dentro é incrível!! É a história toda ali na nossa frente!!!!






Ao lado do Coliseu está o Arco de Constantino.



Não menos incrível é o Palatino, monte em que a aristocracia morava e os imperadores erguiam seus palácios. São várias ruínas, entre elas da casa onde o imperador Augusto morava. Imagina você ficar andando por ali e pensando que tudo aconteceu de verdade ali... Sem comentários!!!!








O Foro Romano era o centro da vida política, comercial e judicial da Roma Antiga. Os monumentos mais bem conservados são dois do triunfo, o Arco de Tito e o Arco de Sétimo Severo. A maior parte das outras ruínas é de templos ou basílicas e a Via Sacra é o percurso de procissões triunfais e religiosas.








Bem pertinho da saída está o gigantesco monumento a Vittorio Emanuele. Terceiro suspiro/surpresa!!! O negócio é enorme, muito grande mesmo!!!! Se você enxergar muuuito bem vai conseguir ver dois homenzinhos lá no alto das escadas na foto!





Voltamos pela Via dei Fori Imperiali e passamos em frente ao Foro de Trajano, construído na frente dos mercados de Trajano. Ao fundo das ruínas estão as igrejas Santa Maria di Loreto e Santissimo Nome di Maria. Esse pirulito no meio é a Coluna de Trajano, gravada com cenas minuciosas das campanhas vencidas por Trajano na Dácia (atual Romênia).





Bem em frente tem estátuas dos imperadores romanos, o problema é que eu esqueci de tirar foto da parte debaixo, onde fala o nome e agora não sei quem é quem!



4 comentários:

  1. Essa postagem foi uma das minhas preferidas!

    ResponderExcluir
  2. estou indo para roma dia 26 de agosto....pelo que vi vc esteve lá nesta mesma época!
    O calor era muito insuportável ou dá para encarar numa boa?
    agradeço muito sua resposta

    obrigada

    Juliana

    ResponderExcluir
  3. Oi Juliana, desculpe pela demora. Estava viajando e meio desligada. Eu estive em Roma em junho e já estava muuuito quente. Achei meio chato o calor, mas dá pra encarar sim. O negócio é filtro solar, disposição e carregar sempre uma garrafinha de água, que dá pra encher em muitos lugares. Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  4. E no inverno, Carol? Compensa visitar esses lugares?

    Obrigada
    Marianna

    ResponderExcluir