domingo, 27 de novembro de 2011

Visto de estudante bolsista para a França - ida ao Consulado

    Depois de conferir os documentos 550 mil vezes e fazer uma parada rápida (de 3 dias!) na casa de um amigo para aproveitar a viagem a São Paulo, finalmente cheguei ao Consulado. Ele fica na Av. Paulista, 1842 - torre norte, próximo ao Masp. Para aqueles que estiverem indo direto da rodoviária, basta pegar o metrô (na rodoviária mesmo - linha azul) no sentido Jabaquara e descer na estação Paraíso para fazer a conexão com a linha verde no sentido Vila Madalena. Desca na estação Trianon-Masp. Na volta é só fazer o caminho contrário. (Até parece que sei tudo de SP e metrô! Foi a segunda vez que andei!!!!)
    O seu horário no Consulado já terá sido agendado pela internet anteriormente. Entre no prédio e pegue um elevador super rápido e moderno. Moderno até demais pra mim! Não tem números do lado de dentro e eu e meu marido ficamos feito dois retardados na hora de ir embora, tentando descobrir o que fazer!!!! O atendimento foi feito por um homem e uma mulher, brasileiros e bem simpáticos, bem diferente do que eu estava esperando. Eles pegaram os documentos exigidos, tiraram foto e pegaram nossas digitais. Acho que levou meia hora para cada um, mais ou menos. Agora o pedido fica sob consulta e só dentro de 15 dias úteis para saber se conseguimos mesmo. 
    Dá um medinho de não conseguir, afinal Documento ou cópias faltando = pedido incompleto = visto negado. Já avisa no site! Por isso conferimos váaaaarias vezes!!! Os documentos exigidos são:



1)
1 formuláriode pedido de visto de longa duração preenchido, datado e assinado/disponivel no site

2)
Passaporte (emitido ha menos de 10 anos e com validade mínima de 1 ano e 3 meses + copia das 3 primeiras paginas

3)
1 fotografia recente no formato 3,5 cm x 4,5 cm, sem data, com fundo branco (o fundo colorido não será aceito)

4)
Cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento

5)
Carta de aceite da instituição francesa

6)
Declaração da bolsa constando o período e montante da bolsa

  7)
Para os estrangeiros residentes no território brasileiro, RNE ou visto válido

8)
Hospedagem na França para os tres primeiros meses: Declaração de hospedagem (feita pelo anfitrião na França, comprovante de endereço, copia da identidade ou passaporte do memo), contrato de locação, reserva de hotel ou declaração da instituição.

9)
Informações sobre estudos na França ou obtenção de bolsa de estudo, favor consultar o site Internet  www.brasil.campusfrance.org - Contato 11-3818-2888

10)
No prazo de três meses à partir da data de chegada na França, a pessoa interessada deve se apresentar na  elegacia  territorial do OFII  do seu local de residência.
 
    A certidão, a carta de aceite, o comprovante da bolsa e o comprovante de hospedagem devem ser apresentados na forma de original+cópia. Não é solicitada nenhuma tradução juramentada. Como eu ainda não tenho nenhum comprovante de hospedagem na residência universitária, usei um formulário de reserva de hotel. A foto tem que ser mesmo 3,5x4,5 cm, nem adianta chegar lá com uma 3x4, eles mandam você tirar outra. A menina que estava fazendo de mim teve que ir tirar.
    Bom, acho que é isso. Se tiver alguma dúvida, o telefone do consulado é (11) 3371-5400.

18 comentários:

  1. Olá, Carol,
    Estou realizando o mesmo processo que você e queria saber se você pode me tirar umas dúvidas:
    - A carta de aceite e o comprovante de hospedagem me foram enviados por e-mail, eu teria que pedir que me enviassem por correio da França, ou essas versões por e-mail são consideradas originais?
    - Com quanto tempo de antecedência a viagem você foi ao consulado e terminou o processo do visto ?
    Parabéns pelo blog e obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
  2. Oi Teo, a carta de aceite foi enviada pelo orientador por correio sim. O comprovante de hospedagem eu imprimi a reserva de um hotel na internet, porque ainda não tinha lugar definido pra ficar. Se vc já tem, acho que seria melhor o documento original mesmo. Nunca se sabe com o que podem encrencar.
    Eu fui ao consulado em novembro e viajei em março. Fiz com bastante antecedência para enviar a para a Capes e pegar os auxílios, mas agora acho que as regras da Capes mudaram um pouco. Em dezembro eu já estava com o visto (e o dinheiro) na mão. Caso eu possa ajudar em mais alguma coisa é só falar!

    ResponderExcluir
  3. Carol, o comprovante de hospedagem do hotel que você levou foi de quanto tempo? porque não consigo reservar por mais de um mes e eles exigem 3 meses? muito obigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DAnielle, estou com o mesmo problema que o seu!!!

      Não consigo alugar, não consigo fazer reserva...
      Você conseguiu resolver?

      Excluir
  4. Na verdade eu usei só o formulário, não cheguei a fazer a reserva, por isso consegui colocar mais meses. Tente fazer em um hostel, quem sabe você não consegue. Eu nem cheguei a enviar para o hotel. O cara no consulado me perguntou se eu não tinha a confirmação e eu disse que não. Pra mim funcionou. rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Oi, estou com o mesmo problema da Danielle com comprovante de hospedagem do hotel. Vocês podem me ajudar? Começo meu doutorado em março de 2014 em Nice.

    Obrigado.

    Jasiel

    jasiel.neves@posgrad.ufsc.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Jasi, eu estou indo para Nice em março de 2014 tb, estou com o mesmo problema, na verdade a minha orientadora vai me mandar uma carta que me hospedará na casa dela nos primeiros 3 meses. Estou com medo pq a carta de aceite foi enviada por email, a CAPES aceitou sem problemas, mas estou com medo de barrar no consulado.

    Obrigada

    Priscilla

    ResponderExcluir
  7. Oi Priscilla, a minha carta também foi enviada por e-mail e o Consulado aceitou, normalmente. Fique atenta às exigências do Consulado, tem tudo no site e se precisar de ajuda me escreva, por favor.

    Disponha.

    Jasiel

    ResponderExcluir
  8. Jasi, desculpa não ter te respondido. acho que houve algum problema e não recebi a notificação da sua mensagem em novembro. Parece que tudo deu certo ne!

    ResponderExcluir
  9. Oi Priscilla! Acho que o Jasi já te respondeu! rsrsrs Volte sempre!

    ResponderExcluir
  10. Olá amigos,

    estou com uma duvida. Ja entreguei toda a documentação no consulado, fiz a biometria e entreguei meu passaporte no dia 27 de março. Entretanto ainda não obtive resposta. Alguém poderia me dizer como eles entram em contato (email???)??? Lembrando que o prazo seria de 15 dias úteis para a emissão do visto, ou seja, já expirou... Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  11. Oi Júnior, no meu caso eles marcaram a data que eu deveria retornar para buscar meu passaporte no dia da visita. Eles não te deram nenhuma data? Espero que já tenha obtido alguma resposta!

    ResponderExcluir
  12. Olá pessoal, pelo visto a maior preocupação da galera é igual à minha: comprovação de hospedagem para 90 dias!
    Estou indo a Paris para fazer Doutorado Sanduíche. Pretendo ver apartamento quando já estiver lá. Mas tenho uma amiga que mora lá e que vai me abrigar nas primeiras semanas, até eu encontrar algum lugar para alugar.
    Vocês sabem se uma carta dessa pessoa é suficiente?
    (Pergunto isso porque quando a minha namorada foi para lá disseram que uma carta simples não era suficiente, que seria necessário um tal de "atestado de acolhimento" assinado por alguma prefeitura de bairro.)
    Vocês teriam algo para me dizer sobre isso?
    Valeu, abraços!

    ResponderExcluir
  13. Olá Carol, não sei se é o mesmo procedimento que o Consulado de São Paulo, mas estou indo no Consulado do Rio de Janeiro, e vou tirar o visto com minha esposa (mesma modalidade Estudante Long Séjour e ela como acompanhante). Aqui no Rio, eles pedem que o cônjuge entregue além de alguns documentos uma declaração de que não exercerá atividade remunerada na França. Você precisaram fazer esta declaração? Se sim, juramentada ou com assinatura simples? (não tem modelo no site, nem a indicação disso) Valeu e abraços

    ResponderExcluir
  14. Oi Luiz, nós não fizemos, mas porque meu marido também foi com a mesma bolsa que eu, então ele tirou visto de estudante. Mas tente entrar em contato com o consulado antes de ir, para evitar ter que voltar novamente. Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Gente, alguem poderia me mandar a copia dessa carta de acolhimento??

    ResponderExcluir
  16. Oi Carol. Por gentileza, tenho uma dúvida. Estou com a carta de aceite do orientador estrangeiro com a data de início de minha permanência para 01 de março e fim da mesma para 10 de junho. Já posso ir tirar o visto? Ou tenho que respeitar a história de antecedência de no máximo oito semanas? Além disso, posso pedir o visto para antes dessa data discirminada na carta (01 de março) para poder chegar alguns dias antes?

    ResponderExcluir
  17. Nossa gente!! Vendo os comentário e sinto que a maioria tem a mesma dúvida: bendito comprovante de hospedagem. Penso em apresentar uma reserva de hotel, mas apenas para uma semana sendo que irei buscar alugar uma casa nesse período de tempo. Não vejo sentido alugar um lugar sem visitar. Vou com família.

    ResponderExcluir